Viana do Castelo: Administrador diocesano envia mensagem de Natal, evocando cuidados a ter com a pandemia

Monsenhor Sebastião Pires Ferreira destaca espera por um novo bispo

Monsenhor Sebastião Pires Ferreira.
Foto: Diocese de Viana do Castelo

Viana do Castelo, 10 Dez 2020 (Ecclesia) – O administrador da Diocese de Viana do Castelo, monsenhor Sebastião Pires Ferreira, escreveu uma mensagem de Natal aos diocesanos, evocando os cuidados a ter por causa da pandemia.

O texto, enviado hoje à Agência ECCLESIA, realça que no caminho para a celebração do Natal se vive “uma nuvem invisível de pandemia”, que ataca, “ao mínimo descuido”.

O administrador diocesano solicita os cristãos ao testemunho de “responsabilidade cívica e de prudência inteligente, afirmando, assim, o valor inegociável da vida que o Senhor se prepara para nos oferecer”.

“Também, aqui, é necessário o Advento para que em nossas casas, em nossas paróquias, nos restaurantes e em outros espaços lúdicos permitidos, haja Natal”, observa.

Na mensagem intitulada «Quatro “Adventos” Num Só Natal», monsenhor Sebastião Pires Ferreira recorda também os “infetados em suas casas, delas afastados em quarentena e nos hospitais” e agremia também “todos quantos estão de ‘vela’ junto deles”.

“Algumas vezes a ânsia de chegar ao Natal é tão forte que nos leva a secundarizar o imprescindível, neste caso o Advento, fazendo-nos perder o verdadeiro sentido e sabor do Natal cristão”, acrescenta o responsável.

A “saudade, respeito e carinho”, por D. Anacleto Oliveira, falecido em setembro, também é recordada na mensagem.

“Mesmo com o silêncio sepulcral, fala o seu reconhecido testemunho e o seu valioso legado, que a todos nos continua a orientar e a prevenir”, escreve monsenhor Sebastião Pires Ferreira.

Na mensagem aos diocesanos – “crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, reclusos, doentes, sós e esquecidos” –, o responsável pede que todos rezem por um novo bispo.

“Estamos com a Sé Episcopal vaga (Sede Vacante). Sempre tenho rogado que se reze, oficialmente e em particular, para que o Senhor da Messe, Jesus Cristo, nascido em Belém, nos envie um Pastor, um sucessor dos Apóstolos, um novo Bispo, para que, à Diocese de Viana do Castelo também chegue a alegria, a luz e o calor natalício da lareira”, conclui a mensagem.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top