Vaticano: Sínodo sobre a Família já tem relator e secretário especial

Cardeal Péter Erdo e D. Bruno Forte assumem cargos para a assembleia extraordinária de 2014

Cidade do Vaticano, 14 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje o relator geral e o secretário especial do próximo Sínodo dos Bispos, uma assembleia extraordinária que vai decorrer em outubro de 2014 para analisar questões ligadas à Família.

O cargo de relator foi confiado ao cardeal Péter Erdo, arcebispo de Budapeste (Hungria), pelo que será o presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) a apresentar os relatórios inicial e conclusivo dos trabalhos, bem como os textos das propostas a apresentar ao Papa.

O relator vai ser auxiliado pelo secretário especial, D. Bruno Forte, arcebispo de Chieti-Vasto (Itália).

 O Papa Francisco decidiu convocar uma assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos para debater “os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”, anunciou o Vaticano na última terça-feira.

A terceira reunião extraordinária do organismo vai decorrer entre 5 e 19 de outubro de 2014.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

A última assembleia do Sínodo, organismo criado por Paulo VI em 1965, teve como tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’ e decorreu em outubro de 2012.

Até hoje houve 13 assembleias gerais ordinárias e duas extraordinárias: a primeira em outubro de 1969, para debater a cooperação entre a Santa Sé e as Conferências Episcopais, e a segunda em 1985, pelo 20.º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II.

OC

Partilhar:
Scroll to Top