Vaticano: Responsáveis europeus saúdam novo Papa

Nações Unidas e União Europeia contam com Francisco para «a promoção da paz, da solidariedade e da dignidade humana»

Lisboa, 13 mar 2013 (Ecclesia) – O secretário-geral das Nações Unidas saudou hoje a eleição do novo Papa da Igreja Católica, Francisco, fazendo votos de que a sua liderança “permita reforçar a cooperação entre a ONU e a Santa Sé”.

Em declarações difundidas pela agência AFP, Ban Ki-moon transmitiu os seus “sinceros cumprimentos” ao sucessor de Bento XVI, e pediu a sua colaboração para “a promoção da paz, da solidariedade e da dignidade humana, num mundo em constante mudança”.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi hoje eleito para conduzir o 266.º pontificado da história da Igreja Católica, depois de cinco votações, no Conclave que teve lugar no Vaticano.

Numa declaração conjunta com o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso mostrou-se “convicto de que o novo Papa irá continuar com determinação e força o trabalho realizado pelos sues antecessores”.

O português realça sobretudo a importância da Igreja Católica prosseguir com empenho a obra de “aproximar pessoas e religiões de todas as partes do mundo”.

Convidado a comentar a nomeação de Francisco, o antigo líder da Igreja Católica no Reino Unido, cardeal Cormac Murphy-O’Connor, disse tratar-se de “uma escolha inspirada” e definiu o perfil do novo Papa.

Trata-se de um “homem humilde”, cuja “simplicidade de vida poderá inspirar muitas pessoas”. Só o nome que escolheu, Francisco, “é indicativo de um novo estilo”, salientou o arcebispo emérito inglês

JCP  

Partilhar:
Scroll to Top