Vaticano prossegue com averiguações sobre a Ordem dos Legionários de Cristo

D. Ricardo Blázquez, arcebispo de Valladolid, foi nomeado pelo Vaticano como “visitador apostólico” para o Regnum Christi, um movimento de leigos consagrados integrado na Ordem dos Legionários de Cristo.

Desta forma, a Santa Sé dá mais um passo no seu processo de averiguações sobre esta congregação e respectiva família religiosa.

O arcebispo espanhol, com mais outros 4 prelados, já tinha integrado uma primeira investigação, pedida por Bento XVI, aos Legionários de Cristo.

Em Maio deste ano, segundo um comunicado do Vaticano, chegou-se à conclusão que o fundador da Ordem, o falecido sacerdote mexicano Marcial Maciel, “causou consequências tão sérias na vida e na estrutura da Legião que se requer um caminho de profunda revisão”.

Agora, de acordo com a Rádio Vaticano, D. Ricardo Blázquez conta com a colaboração de outros conselheiros, numa missão que terá como objectivos rever o sistema de autoridade dos Legionários de Cristo, bem como redigir e aprovar uma nova constituição para aquele organismo.

O Vaticano pretende ainda sanear o património económico da congregação, que está estimado em cerca de 25 mil milhõesde de doláres.

A Ordem dos Legionários de Cristo foi fundada no México em 1941. Actualmente está estabelecida em 18 países, integrando 900 sacerdotes e 3 mil seminaristas.

Uma das principais atribuições da congregação passa por dirigir, ensinar e dar orientação espiritual aos 70 mil elementos que integram o “Regnum Christi”, um movimento dedicado à promoção da fé católica e que tem como lema “Ama a Cristo, serve as pessoas, constrói a Igreja”.

Partilhar:
Scroll to Top