Vaticano: Presença de Bento XVI no Twitter é atitude «normal», diz especialista

Diretor da revista jesuíta «Civiltà Cattolica» compara abertura de conta na rede social à primeira radiomensagem de um Papa

Cidade do Vaticano, 29 nov 2012 (Ecclesia) – A abertura de uma conta ligada ao Papa Bento XVI na rede social ‘Twitter’, no próximo dia 3 de dezembro, é uma atitude “normal” e “correta”, considera o padre Antonio Spadaro, especialista em novas tecnologias e comunicação digital.

“Hoje, segundo a lógica da comunicação, as mensagens de sentido e, consequentemente, as mensagens religiosas não podem ser simplesmente transmitidas, têm de ser partilhadas”, referiu hoje à Rádio Vaticano o diretor da revista jesuíta «Civiltà Cattolica».

Segundo este responsável, as redes sociais estão a tornar-se “verdadeiros lugares de sentido”, ou seja, espaços de “reflexão, consideração e partilha de valores, ideias, momentos de vida”.

“Entendo que a presença do Papa no Twitter é uma presença normal, isto, é, correta, adequada ao modo como o homem de hoje comunica”, precisou.

Nesse sentido, Antonio Spadaro sublinha que, à imagem de outros líderes religiosos, “é normal” que  Bento XVI “tenha uma conta que lhe esteja ligada”.

“Diria que, de certa maneira, o dia 3 de dezembro de 2012 se liga, no fundo, ao 12 de fevereiro de 1931, quando Pio XI lançou a sua primeira mensagem via rádio, através da Rádio Vaticano”, acrescentou o sacerdote, criador do blogue ‘cyberteologia”.

A conta do Papa no Twitter vai ser apresentada esta segunda-feira, a partir das 11h30 (menos uma em Lisboa), numa conferência de imprensa com a presença do presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS), organismo do Vaticano.

O arcebispo Claudio Maria Celli vai falar da “presença do Papa no Twitter” e “fornecer informações sobre o uso dos novos media no Vaticano”, adianta a sala de imprensa da Santa Sé, em comunicado divulgado na internet.

O prelado vai ser acompanhado por mons. Paul Tighe, secretário do CPCS; pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi; pelo diretor do jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’; e o assessor de comunicação da Secretaria de Estado, Greg Burke.

O Vaticano anunciou também a presença de Claire Díaz-Ortiz, diretora de Inovação Social do Twitter.

No dia 28 de junho de 2011, Bento XVI assinou a primeira mensagem de um Papa na rede social Twitter, para anunciar o lançamento do novo portal multimédia do Vaticano.

“Caros Amigos, acabo de lançar o http://www.news.va/. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos, Benedictus XVI” era o teor do ‘tweet’, disponível em http://twitter.com/#!/news_va_pt.

A denominação Twitter deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.

OC

Partilhar:
Scroll to Top