Vaticano: Papa vai presidir a Missa de Quinta-feira Santa em prisão feminina

Rito do «lava-pés» marcado para Rebibbia, em Roma

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 06 mar 2024 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje que o Papa vai presidir à Missa vespertina de Quinta-feira Santa, com o rito de “lava-pés”, de forma privada, naa prisão feminina de Rebibbia, em Roma,

Desde o início do pontificado, Francisco tem escolhido celebrar a Missa da Ceia do Senhor, que abre o Tríduo Pascal, em locais simbólicos, ligados ao sofrimento humano, como prisões, centros de refugiados ou instituições de saúde.

Na celebração de 28 de março, informa um comunicado da Prefeitura da Casa Pontifícia, Francisco vai ainda “encontrar-se com as reclusas e as trabalhadoras do estabelecimento” prisional.

Antes da pandemia, Francisco celebrou sempre o início do Tríduo Pascal fora do Vaticano, tanto em prisões –2019, 2018, 2017, 2015 e 2013 – como num centro de acolhimento de refugiados, em 2016, ou num centro para reabilitação de pessoas com deficiência e idosos, em 2014.

A Covid-19 obrigou o pontífice a celebrar na Basílica de São Pedro, em 2020, homenageando os sacerdotes que tinham morrido, por causa da doença; em 2021, o Papa celebrou a Missa da Ceia do Senhor com D. Angelo Becciu, seu antigo colaborador, que em 2020 se demitiu da Congregação para a Causa dos Santos e renunciou aos direitos ligados ao cardinalato.

Já em 2022, Francisco retomou a tradição e deslocou-se à prisão de Civitavecchia, arredores de Roma, numa visita privada à cadeia.

Em 2023, o Papa deslocou-se no Instituto Penal para Menores (IPM) de Casal del Marmo, nos subúrbios da capital italiana, onde também tinha estado em 2013.

Francisco surpreendeu, então, ao lavar os pés a 10 jovens e duas jovens do IPM, de várias nacionalidades e diversas confissões religiosas.

OC

Igreja: Vaticano divulga calendário de celebrações do Papa na Semana Santa

 

Partilhar:
Scroll to Top