Vaticano: Papa «rezou com dor, pela paz» no momento de silêncio diante da Imagem de Nossa Senhora de Fátima – porta-voz

Francisco publicou oração com imagem na Capelinha das Aparições, evocando «países em guerra»

Lisboa, 05 ago 2023 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano disse hoje aos jornalistas que acompanham o Papa em Lisboa que Francisco rezou “em silêncio” pela paz no mundo, diante da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, esta manhã.

“O Papa confirmou ao porta-voz do Vaticano que, no seu longo momento de silêncio, rezou com dor, pela paz, diante de Nossa Senhora”, referiu Matteo Bruni.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé era questionado sobre a ausência da oração que estava inicialmente prevista no Missa da viagem do Papa a Portugal, disponível online.

“Falou do acolhimento de Maria pela dor das pessoas que estavam ali, claramente pelas dores das pessoas no mundo, o que inclui também quem sofre por causa da guerra, evidentemente”, observou.

O Papa permaneceu em silêncio, diante da Imagem da Virgem Maria venerada na Capelinha das Aparições, durante vários minutos, tanto à chegada ao local como após o terço que recitou, na companha de jovens com deficiência e reclusos.

Já após o regresso a Lisboa, Francisco publicou uma oração a Nossa Senhora de Fátima, através da sua conta no Twitter, acompanhada por uma imagem da sua oração na Cova da Iria.

“Nós vos consagramos a Igreja e o mundo, especialmente os países em guerra. Alcançai-nos a paz. Vós, Virgem do Caminho, abri sendas onde parece que não há. Vós, que desatais os nós, desfazei os emaranhados do egoísmo e os laços do poder”, escreve.

O porta-voz do Vaticano abordou as alterações nos discursos do Papa, que tem abandonado consecutivamente os textos preparados para as celebrações, começando por referir que no Centro Paroquial da Serafina (sexta-feira de manhã), onde Francisco se queixou publicamente, havia “um problema de iluminação que lhe fazia reflexo nos óculos” e o impedia de ler.

Quanto às outras mudanças nos discursos, Matteo Bruni considerou que se trata de “uma escolha de pastor, perante o povo que tem diante de si”, recordando que o mesmo já aconteceu no passado, noutras viagens.

Quanto à agenda do Papa para hoje, o Vaticano anunciou a antecipação do encontro privado do Papa com os Jesuítas, no Colégio de São João de Brito, Lisboa.

A saída da Nunciatura deve acontecer “por volta das 16h15”.

OC

Fátima: Papa reza pela paz, pelos jovens reclusos, pela JMJ, pelos jovens doentes e com deficiência

 

 

Partilhar:
Scroll to Top