Vaticano: Papa recebeu grupo de reféns israelitas em Gaza

Encontro com Francisco foi «tocante», salientou Embaixada de Israel junto da Santa Sé

Foto: Vatican News

Cidade do Vaticano, 14 nov 2024 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje um grupo de homens e mulheres israelitas, que durante vários meses foram reféns do grupo palestiniano Hamas, após o ataque de 7 de outubro.

O grupo de 16 pessoas – 10 mulheres, quatro homens e duas crianças – levou cartazes com uma fotografia dos familiares que ainda estão presos ou desaparecidos, com o nome, a idade, e a frase “Bring him home” (Tragam-no para casa), com o logotipo do ‘Hostage and Missing Families Forum’, o fórum de parentes de reféns e desaparecidos constituído após o ataque do grupo palestiniano Hamas, a 7 de outubro de 2023.

O Papa Francisco colocou a mão sobre esses rostos, como sinal de bênção, informa o portal ‘Vatican News’ do Vaticano, e recebeu, por exemplo, uma camisa de futebol, e retribuiu com doces.

A Embaixada de Israel junto à Santa Sé, na rede social X, considerou este encontro “tocante”, e destacou que o Papa demonstrou a sua proximidade e o compromisso pela libertação dos outros reféns ainda em cativeiro.

A 7 de outubro de 2023, o grupo islamista palestiniano Hamas promoveu uma série de ataques contra populações israelitas em ‘kibutzs’, bases militares e no local do festival Nova, matando 1200 pessoas e sequestrando 251, muitos ainda permanecem reféns.

Em resposta, o exército israelita lançou uma ofensiva militar contra a Faixa de Gaza, que provocou mais de 43 mil mortos, na maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde do governo do Hamas; a guerra já alastrou até ao Líbano, visando o grupo xiita Hezbollah, aliado do Irão.

O Papa Francisco, desde o início dos conflitos há mais de um ano, tem apelado ao fim da guerra e à paz, à libertação dos reféns, ao acesso da população palestiniana à ajuda humanitária.

No dia 17 de outubro, o Papa recebeu em audiência privada Ehud Olmert, antigo primeiro-ministro de Israel, e Nasser Al Kidwa, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Palestiniano, sobrinho do líder histórico da OLP, Yasser Arafat, no Palácio Apostólico.

“Um encontro importante e emocionante; o Santo Padre demonstrou um interesse extraordinário pelos esforços de pacificação no Oriente Médio”, salientaram os responsáveis da Palestina e Israel, que partilharam um plano de paz, sobre o encontro com o Papa, citado pelo portal de notícias do Vaticano.

No dia 8 de abril, deste ano, o Papa recebeu também uma delegação de famílias de reféns israelitas – membros da família Bibas, Berger, Dalal, Miran e Nimrodi -, no Palácio Apostólico; a 22 de novembro de 2023, Francisco já se tinha encontrado com familiares de reféns israelitas e com um grupo de palestinianos cujos familiares estão em Gaza.

CB/

Partilhar:
Scroll to Top