Vaticano: Papa publica texto sobre reforma da Cúria Romana, convidando a renovar «mentes e corações»

Novo livro apresenta conversa com o cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, coordenador do Conselho de Cardeais que aconselhou Francisco

Foto Lusa, Encontro de Natal na Cúria Romana

Cidade do Vaticano, 22 abr 2022 (Ecclesia) – O Papa assinou o prefácio de um novo livro sobre a reforma da Cúria Romana, promovida no seu pontificado, convidando a renovar “mentes e corações”.

“Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica procedeu a várias reformas da Cúria Romana procurando adequá-la às necessidades dos tempos, da vida eclesial e da receção do próprio Concílio, que continua a ser a bússola”, escreve o Papa, num texto que integra o livro-entrevista ao cardeal Rodríguez Maradiaga, arcebispo hondurenho e coordenador do Conselho de Cardeais que aconselhou Francisco na criação da nova Constituição do Vaticano.

O pontífice começa por recordar que, durante as reuniões gerais que precederam o último Conclave (março de 2013), “entre as muitas recomendações, o futuro Papa foi fortemente convidado a implementar uma nova reforma da Cúria”, vista como “algo urgente e necessário”.

“A reforma da Cúria é mais do que a constituição apostólica. ‘Praedicate Evangelium’ é uma das dimensões da reforma. É de se esperar que tudo o que esta constituição contém se torne cada vez mais evidente à medida que for sendo aplicada e colocada em prática”, acrescenta.

De acordo com Francisco, “as reformas nas estruturas e na organização são necessárias, sem dúvida, mas o que é realmente importante é a renovação das mentes e dos corações das pessoas.

“Todos nós somos chamados a arregaçar as mangas. E não nos esqueçamos que as leis e os documentos são sempre limitados e quase sempre efémeros. Outros tempos virão”, aponta.

OC

Especial: Papa aprova nova Constituição para a Cúria Romana, mais virada para fora e menos centrada na gestão interna

Partilhar:
Scroll to Top