Intenção de oração para fevereiro convida a rezar por «comunidades próximas, sem burocracia»
Cidade do Vaticano, 30 jan 2023 (Ecclesia) – O Papa desafiou as comunidades católicas a serem “próximas” e “sem burocracia”, na sua organização territorial, falando num vídeo divulgado hoje.
“Às vezes penso que deveríamos colocar uma placa na porta das paróquias, dizendo: ‘Entrada livrei. As paróquias devem ser comunidades próximas, sem burocracia, centradas nas pessoas e onde se encontre o dom dos sacramentos”, indica Francisco, ao divulgar a sua intenção de oração para o mês de fevereiro.
O vídeo, distribuído pela Rede Mundial de Oração do Papa, pede que as paróquias sejam “escolas de serviço e generosidade, com suas portas sempre abertas aos excluídos”.
“E aos incluídos. A todos”, acrescenta Francisco.
As paróquias não são um clube para poucos, algo que dá uma certa pertença social. Por favor, sejamos ousados, vamos todos repensar o estilo de nossas comunidades paroquiais”.
O Papa convida os católicos a rezar, no próximo mês, “para que as paróquias, pondo no centro a comunhão, a comunhão das pessoas, a comunhão eclesial, sejam cada vez mais comunidades de fé, de fraternidade e de acolhimento aos mais necessitados”.
A paróquia é uma divisão territorial da Igreja Católica, constituída de forma estável no contexto de uma diocese; em Portugal, existem atualmente 4375 paróquias.
O vídeo começa por mostrar o exterior de uma igreja paroquial, vazia, que se vai enchendo de gente, lembrando que a riqueza da Igreja “não está nos edifícios, mas nas pessoas que vêm a eles”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A Rede de Oração do Papa mostra paróquias de todo o mundo, “encontros de convivências, conversas, distribuição de material para os mais necessitados, visitas a idosos e doentes, shows, eventos internos e externos”.
“Quantas vezes acontece que a paróquia se tornou um grupo de pessoas mais ou menos desconhecidas que se encontram para a missa dominical, mas sem vida comunitária? O desafio é muito grande”, aponta o padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa.
OC
Igreja: Vaticano lança guia com 124 pontos para paroquias «missionárias»