Vaticano: Papa manifesta solidariedade a vítimas de tufão nas Filipinas

Francisco lembra ainda conflito na Costa do Marfim e incêndio em hospital da Roménia

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 15 nov 2020 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma mensagem à população das Filipinas que sofre por “causa da destruição e, sobretudo, das inundações” provocadas pelo tufão Vamco.

“Manifesto a minha solidariedade às famílias mais pobres e expostas a esta calamidade”, disse Francisco, após a recitação da oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício, saudando ainda as pessoas envolvidas nas operações de resgate.

O Vamco provocou pelo menos 67 mortos nas Filipinas, segundo o balanço feito pelas autoridades locais, que apontam para mais de um milhão de pessoas afetadas; este é o quinto tufão a atingir o arquipélago no último mês.

O Papa aludiu ainda à jornada nacional da paz na Costa do Marfim, num contexto de “tensão social e política”, que provocou várias mortes.

“Exorto todos os filhos e filhas deste querido país a colaborar responsavelmente pela reconciliação e por uma convivência serena”, declarou.

Francisco convidou os responsáveis políticos a restabelecer “um clima de confiança recíproca e de diálogo, em busca de soluções justas, que tutelem e promovam o bem comum”.

A agência das Nações Unidas para os refugiados indicou que mais de 10 mi pessoas já fugiram da Costa do Marfim para países vizinhos, principalmente para a Libéria, devido à violência ligada à eleição presidencial de 31 de outubro, cujos resultados não são reconhecidos pela oposição.

Perante centenas de pessoas reunidos na Praça de São Pedro, o Papa pediu orações pelas vítimas de um incêndio que provocou várias mortes, este sábado, na unidade de cuidados intensivos de um hospital público na Roménia.

“Manifesto a minha proximidade e rezo por eles”, disse.

No final do encontro de oração, Francisco aludiu à celebração do IV Dia Mundial dos Pobres, que tinha assinalado com uma Missa na Basílica de São Pedro.

“Que hoje soe no nosso coração a voz da Igreja: estende a tua mão ao pobre. Porque, sabes? O pobre é Cristo”, referiu.

OC

Vaticano: «Não desperdicemos a vida pensando só em nós mesmos», apela o Papa


Partilhar:
Scroll to Top