Vaticano: Papa lembra menores que são vítimas da guerra

Francisco convoca «todos» para Jornada Mundial das Crianças, que vai decorrer a 25 e 26 de maio

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 14 abr 2024 (Ecclesia) – O Papa recordou hoje, no Vaticano, todos os menores que são vítimas da guerra, na Ucrânia, Palestina, Israel, Myanmar e “noutras partes do mundo”.

“Rezemos por elas e pela paz”, pediu aos participantes no encontro dominical de oração, que decorreu na Praça de São Pedro.

Francisco convidou à promoção da primeira Jornada Mundial das Crianças, que vai decorrer em Roma, entre 25 e 26 de maio, em ligação com as dioceses dos cinco continentes.

“Espero por vocês, por todos. Temos necessidade da vossa alegria, do vosso desejo de um mundo melhor, de um mundo em paz”, disse às crianças, deixando um convite a “acompanhar, com a oração, o caminho para este acontecimento”.

A reflexão do Papa, antes da recitação do ‘Regina Coeli’, foi dedicada à importância de partilhar a fé.

“Há uma coisa de que muitas vezes temos dificuldade em falar. É, paradoxalmente, a coisa mais bela de que temos de falar: o nosso encontro com Jesus. Ver como o Senhor nos tocou…. É importante partilhar isso na família, na comunidade, com os amigos”; recomendou.

Francisco destacou que as pessoas são “bombardeadas por milhares de mensagens”, diariamente.

“Muitas são superficiais e inúteis, outras revelam uma curiosidade indiscreta ou, pior ainda, nascem de bisbilhotices e maldade. São notícias que não servem para nada, pelo contrário, fazem mal”, alertou.

O Papa convidou a valorizar as “notícias boas, positivas e construtivas”.

“É bom falar das boas inspirações que nos orientaram na vida, dos pensamentos e sentimentos que surgiram quando nos colocamos diante de Deus, e também dos esforços e dificuldades que enfrentamos para entender e progredir no caminho da fé, talvez até para nos arrependermos e voltar atrás”, indicou.

Francisco convidou todos os presentes na Praça de São Pedro a um momento de silêncio, para lembrar um “momento marcante” da própria vida de fé.

“Que Nossa Senhora nos ajude a partilhar a fé, para tornar as nossas comunidades cada vez mais lugares de encontro com o Senhor”, referiu.

Após a oração, o Papa assinalou o 100.º Dia Nacional da Universidade Católica na Itália, destacando a sua missão na formação dos jovens.

OC

Vaticano: Papa pede fim da «espiral de violência» no Médio Oriente, após ataque iraniano

Partilhar:
Scroll to Top