Vaticano: Papa incita a não ter medo «da alegria da Ressurreição»

Francisco lembra que Jesus está sempre presente na vida dos cristãos

Cidade do Vaticano, 24 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu, hoje durante a Missa da manhã na Casa de Santa Marta no Vaticano, para que os cristãos “não tenham medo da alegria da Ressurreição” de Cristo.

“Existem cristãos que têm medo da alegria da Ressurreição e a vida deles parece um funeral, mas o Senhor ressuscitado está sempre connosco”, disse Francisco na homilia da Missa desta manhã na Casa de Santa Marta, no Vaticano.

Partindo da análise do Evangelho proposto pela liturgia do dia que narra a aparição de Cristo ressuscitado aos discípulos, que na saudação de paz, em vez de se alegrarem, ficam tomados de “espanto e temor”, ao imaginar que estão a ver um espírito.

“Esta é uma doença dos cristãos, temos medo da alegria, achamos que é melhor pensar: ‘Sim, sim, Deus existe, mas está lá, Jesus ressuscitou, mas está lá’. Temos medo da proximidade de Jesus, porque isso nos dá alegria. E assim se explicam os muitos cristãos de funeral, não? Aos quais parece que a vida é um funeral contínuo”, questionou o Papa.

Francisco comparou de seguida esses cristãos de funeral a morcegos porque considera que muitos “movem-se melhor não na luz da alegria, mas nas sombras, como aqueles animais que só conseguem sair à noite, mas à luz do dia não veem nada”.

“Jesus, com a sua Ressurreição, dá-nos a alegria: a alegria de ser cristãos; a alegria de segui-lo de perto; a alegria de caminhar nas estradas das Bem-aventuranças; a alegria de estar com Ele”, sublinhou.

Francisco explica assim que a vida cristã deve ser “um diálogo com Jesus porque Ele está sempre connosco, está sempre com os nossos problemas, com as nossas dificuldades, com as nossas boas obras”.

“Peçamos ao Senhor que faça com todos nós o que fez com os discípulos, que tinham medo da alegria: que abra a nossa mente e nos faça entender que Ele é uma realidade viva, que Ele tem corpo, que Ele está connosco e nos acompanha e que Ele venceu. Peçamos ao Senhor a graça de não ter medo da alegria”, concluiu.

RV/MD

Partilhar:
Scroll to Top