Vaticano: Papa expressa a sua proximidade ao «povo martirizado da Síria»

Numa mensagem enviada à comunidade franciscana em missão naquele país

Cidade do Vaticano, 28 nov 2018 (Ecclesia) – O Papa expressou hoje a sua proximidade ao “povo martirizado da Síria”, numa carta enviada aos religiosos franciscanos em missão naquele país.

No texto, publicado pelo portal Vatican News, Francisco recordou as comunidades cristãs que vivem momentos de “provação” e de “dor” devido à sua fé em Cristo.

“Nos cristãos da Síria e no povo desta terra vemos Jesus em sofrimento”, salientou o Papa argentino, que comparou o drama humano que está a acontecer na região com a realidade do “martírio”.

“Nada mais do que o martírio pode marcar a participação do cristão na história de salvação da humanidade”, apontou Francisco, que considerou as comunidades cristãs do Médio Oriente “a verdadeira glória da Igreja e a sua esperança”.

“Várias vezes o nosso caminho é marcado pela tormenta, mas também não poucas vezes, por entre as ondas existenciais das nossas vidas, recebemos um sinal inesperado de salvação”, frisou o Papa.

Em conclusão, Francisco exortou os membros da congregação franciscana na Síria a nunca perderem a esperança, pois a sua “dor inesperada” será transformada em “esperança divina”, e entregou as comunidades cristãs à proteção da Virgem Maria.

A guerra civil na Síria, que dura desde 2011, já provocou mais de meio milhão de mortos e o êxodo de outros cinco milhões, incluindo um número significativo de cristãos, que quiseram escapar à violência do conflito e também à perseguição de que são alvo, devido à sua fé.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top