Vaticano: Papa encontrou-se com 400 participantes no «Comboio das Crianças» de zonas atingidas por terramotos

Rapazes e raparigas do centro de Itália falaram a Francisco que quis sobretudo escutar

Cidade do Vaticano, 03 jun 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se hoje com 400 crianças das zonas afetadas pelos terramotos no centro da Itália que participaram na edição 2017 do ‘Comboio das Crianças’.

O ‘Comboio das crianças’ é um evento do ‘Átrio dos Gentios’, do Conselho Pontifício para a Cultura, e, na edição deste ano, vai ser entregue ao Papa Francisco o livro ‘Nós nesta terra que dança… a propósito de terremotos’, que aborda o tema dos sismos numa linguagem infantil.

O Papa Francisco dialogou com as 400 crianças no átrio da Aula Paulo VI, no Vaticano, reservando a maior parte do tempo para escutar as histórias de rapazes e raparigas, das suas famílias e do ambiente escolar, após os terramotos.

“Rapazes e raparigas, digam-me sobre o que devo falar… Mas agrada-me escutar! Tu, queres falar?… Anda cá, queres falar? Anda, diz-me qualquer coisa. Diz-me qualquer coisa, conta qualquer coisa”, começou por dizer o Papa a todas as crianças, a que se seguiram intervenções de muitas delas.

O Papa terminou o diálogo com as 400 crianças lembrando que “uma das palavras que mais agrada” a Jesus é “obrigado” e agradeceu a visita a cada um dos participantes no ‘Comboio das Crianças”.

Em edições anteriores, o Papa Francisco encontrou-se com 500 meninos e meninas acolhidos em centros para migrantes; em 2015 foram recebidas 200 crianças, filhos de reclusas das prisões italianas de Bari e Trani.

Nos dois primeiros anos de pontificado, o ‘Comboio das Crianças’ levou ao Vaticano 500 menores das periferias de Nápoles e Roma, em risco de abandono escolar em 2014; no ano anterior, foram 450 menores com dificuldades psicossociais.

O ‘Comboio das Crianças’ é uma iniciativa do ‘Átrio dos Gentios’, promovido pelo Conselho Pontifício para a Cultura em parceria com a Ferrovie do Estado Italiano

OC/PR

Partilhar:
Scroll to Top