Vaticano: Papa e primeiro-ministro do Japão pedem mundo livre de armas nucleares

Francisco e Fumio Kishida abordaram guerra na Ucrânia

Cidade do Vaticano, 04 mai 2022 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje em audiência privada o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, com quem abordou a atual guerra na Ucrânia e o cenário de eventual guerra nuclear.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse aos jornalistas que, no encontro de 25 minutos, se falou “de armas nucleares e de como é inaceitável o seu uso e posse”.

Kishida encontrou-se ainda com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, acompanhado por D. Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.

“No decorrer da conversa, foram abordados temas de cariz internacional, com particular atenção para a guerra na Ucrânia, sublinhando a urgência do diálogo e da paz e desejando, para tal, um mundo livre de armas nucleares”, indica uma nota da Santa Sé.

As duas partes assinalaram o 80.º aniversário de relações diplomáticas, destacando o “contributo da Igreja Católica em vários setores da sociedade japonesa”.

O Papa visitou o Japão em novembro de 2019 e defendeu em Nagasáqui a abolição global das armas nucleares.

“Um mundo em paz, livre de armas nucleares, é aspiração de milhões de homens e mulheres em toda a terra. Tornar realidade este ideal requer a participação de todos: as pessoas, as religiões, a sociedade civil, os Estados que possuem armas nucleares e os que não as possuem, os setores militares e privados, e as organizações internacionais”, disse então.

OC

Rússia/Ucrânia: Papa consagrou humanidade ao Imaculado Coração de Maria, perante «ameaça nuclear» (c/fotos e vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top