Vaticano: Papa desafia Espiritanos à missão no «velho e cansado Ocidente»

Congregação do Espírito Santo celebra 175.º aniversário de refundação

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 08 mai 2023 (Ecclesia) – O Papa desafiou hoje os religiosos e religiosas espiritanos a anunciar a mensagem cristã no “velho e cansado Ocidente”, falando numa audiência que assinalou o 175.º aniversário de refundação da Congregação do Espírito Santo.

“Não renuncieis à coragem e à liberdade interior, cultivai-a e fazei dela uma característica viva do vosso apostolado. Há tantos homens e mulheres que ainda precisam do Evangelho, não apenas nas chamadas terras de missão, mas também no velho e cansado Ocidente. Olhai para cada um com os olhos de Jesus, que deseja encontrar-se com todos – todos!”, referiu, numa intervenção divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Não vos esqueçais disto: todos, todos, todos! Aproximando-vos especialmente dos mais pobres, tocando-os com as vossas mãos, fixando o vosso olhar no deles”, acrescentou.

O encontro, no Vaticano, evocou a fusão de dois institutos religiosos, a 10 de setembro de 1848, por vontade do Beato Pio IX: a Congregação do Espírito Santo, fundada pelo jovem diácono Claude-François Poullart des Places, em 1703, e a Sociedade do Sagrado Coração de Maria, fundada pelo venerável François Libermann, em 1841.

“Graças à vossa disposição para mudar e à vossa perseverança, permanecestes fiéis ao espírito das vossas origens: evangelizar os pobres, aceitar missões onde ninguém mais quer ir, preferir o serviço aos mais abandonados, respeitar os povos e as culturas, treinar o clero e os leigos locais para o desenvolvimento humano integral, tudo em fraternidade e simplicidade de vida e na assiduidade da oração”, indicou o Papa.

A congregação está atualmente presente em 60 países dos cinco continentes, incluindo Portugal, com cerca de 2600 religiosos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top