Vaticano: Papa denuncia «grandes injustiças» de sistema económica que descarta os mais desfavorecidos

Francisco envia mensagem a participantes de encontro dedicado à Doutrina Social da Igreja, na Itália

Cidade do Vaticano, 23 nov 2018 (Ecclesia) – O Papa denunciou as “grandes injustiças” perpetradas em todo o mundo que levam a situações de “indigência” e de descarte dos mais desfavorecidos, numa mensagem divulgada na noite de quinta-feira pelo Vaticano.

“É a cultura do descarte! Se um homem ou uma mulher é reduzido a ‘excedente’, eles não apenas experimentam os maus frutos da liberdade dos outros sobre eles, mas também são defraudados na possibilidade de ‘arriscar’ a própria liberdade”, assinala, numa intervenção dirigida aos participantes na oitava edição do Festival da Doutrina Social da Igreja que decorre em Verona, Itália.

Além da pobreza, o Papa alerta para as consequências de um sistema que privilegia o domínio da tecnologia e promove a redução do homem a “consumidor”.

Seguindo o tema do encontro, sobre “o risco da liberdade”, o pontífice convidou à reflexão sobre o caminho seguido por homens, mulheres, sociedades e civilizações, um percurso muitas vezes desviado por “guerras, injustiças e violações dos direitos humanos”.

“Todos juntos, precisamos de empenhar-nos para eliminar aquilo que priva os homens e as mulheres do tesouro da liberdade”, assinalou Francisco.

A iniciativa dedicada à Doutrina Social da Igreja conclui-se este domingo.

OC

Partilhar:
Scroll to Top