Vaticano: Papa denuncia «feridas dolorosas» que afetam a América Latina

«Ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres» – Francisco

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 04 mai 2023 (Ecclesia) – O Papa denunciou hoje, no Vaticano, as “feridas dolorosas” que afetam a América Latina, pedindo uma revisão de modelos económicos.

“Estou convencido de que a catolicidade da mente, do coração e das mãos, promovida pelas universidades, pode contribuir decisivamente para curar as feridas dolorosas que hoje ofendem a nossa amada América Latina, onde os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres”, disse Francisco, perante os participantes do Congresso da Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caraíbas (ODUCAL).

Num discurso divulgado pela Santa Sé, o Papa sublinhou que a pobreza e a desigualdade são “uma chaga que se aprofunda”.

“A pandemia e as suas consequências, o agravamento do contexto mundial político, económico e militar, bem como a polarização ideológica, parecem fechar as portas aos esforços de desenvolvimento e aos desejos de libertação”, referiu.

Segundo o Papa, “a crise atual não é apenas uma oportunidade para verificar o esgotamento dos sistemas e modelos económicos, mas também encoraja a superar soluções preconceituosas, como as que alimentam os esquemas de polarização ideológica, emocional, política, de género e exclusão cultural”.

A ODUCAL, que celebra este ano o seu 70.º aniversário, é composta por 115 universidades, que atualmente representam 1,5 milhões de alunos e mais de 110 mil professores.

Francisco sustentou que ser “católico” significa ter uma “visão panorâmica sobre o mistério de Cristo e do mundo, sobre o mistério do homem e da mulher”.

“Precisamos de mentes, corações e mãos para corresponder ao panorama da realidade, não à estreiteza das ideologias”, disse ainda.

OC

Partilhar:
Scroll to Top