Vaticano: Papa defende dimensão ética do jornalismo, em era de «fake news»

Francisco dirige mensagem pelo 145.º aniversário do jornal italiano «Il Messaggero», apontando ao Jubileu 2025

Cidade do Vaticano, 19 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa defende a dimensão “ética” do jornalismo, numa mensagem divulgada hoje, por ocasião do 145.º aniversário do jornal italiano ‘Il Messaggero’.

“Gostaria de incentivar e promover a vossa tarefa, especialmente pela sua dimensão ética, já que nos encontramos numa época social e cultural em que se está a tornar cada vez mais difícil discernir a verdade, distinguindo-a das ‘fake news’”, escreve.

Francisco destaca a importância do jornalismo e da informação, apontando à cobertura do próximo Jubileu de 2025, no qual Roma se vai tornar “polo de atração para relançar a mensagem cristã e reacender a esperança”.

“Da rica tradição bíblica herdamos o significado do ano jubilar, em primeiro lugar como um tempo favorável e propício para colocar a reconciliação com Deus e uns com os outros de volta no centro das nossas vidas, rompendo as correntes do mal, da escravidão e da violência, que desfiguram a beleza da dignidade humana”, pode ler-se.

O Papa assume a intenção de promover “uma visão de sociedade mais justa e fraterna”, apontando à “construção de um mundo mais solidário e, acima de tudo, mais humano”.

“O Jubileu não tem apenas um significado religioso, mas também implica um renascimento ético, moral, social e cultural capaz de curar as feridas causadas pela injustiça e pelas várias formas de violência, superar as desigualdades económicas e a discriminação”, sustenta.

OC

Partilhar:
Scroll to Top