Igreja: Papa convida a rezar pelo Jubileu 2025 e sublinha importância de cultivar a esperança

Intenção de oração para dezembro evoca desafios da juventude e dos mais pobres

Cidade do Vaticano, 03 dez 2024 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje à oração pelo Jubileu 2025, para que promova uma mensagem de esperança, particularmente junto dos jovens e dos mais pobres.

“A esperança cristã é um presente de Deus que enche de alegria a nossa vida. E hoje, necessitamos tanto dela. O mundo precisa tanto”, afirma, num vídeo elaborado pela Rede Mundial de Oração do Papa e produzido em parceria com a ‘Fondazione Pro Rete Mondiale di Preghiera del Papa’ e com o Dicastério para a Evangelização.

A intenção de oração para o mês de dezembro, proposta a todas as comunidades católicas, evoca os sofrimentos de milhões de pessoas em todo o mundo.

“Quando não sabes se amanhã poderás dar de comer aos teus filhos, ou se o que estás a estudar te permitirá ter um trabalho digno, é fácil cair no desânimo. Onde buscar a esperança?”, questiona o Papa.

“A esperança é uma âncora. Uma âncora que se lança com a corda e se afunda na areia. E nós temos de estar agarrados à corda da esperança. Bem agarrados”, apela, em seguida.

Ajudemo-nos uns aos outros a descobrir este encontro com Cristo que nos dá a vida e coloquemo-nos a caminho como peregrinos da esperança, para celebrar a vida e dentro da vida está também o próximo Jubileu, como uma etapa”.

Francisco convida a preencher cada dia com “o dom da esperança” que vem de Deus e “não dececiona nunca”.

“Rezemos para que o próximo Jubileu nos fortaleça na fé, nos ajude a reconhecer Cristo ressuscitado presente nas nossas vidas e nos transforme em peregrinos da esperança cristã”, cnclui.

 

O Jubileu 2025, cujo tema é ‘Peregrinos da esperança’, inicia-se a 24 de dezembro com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro.

O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, D. Rino Fisichella, assinala que o novo vídeo mensal quer transmtir uma mensagem fundamental: “Estamos agradecidos pela oportunidade de apoiar o Santo Padre e a iniciativa do ‘Vídeo do Papa’ sobre a esperança, tendo em vista o Jubileu 2025”.

Já o padre Cristóbal Fones, diretor internacional interino da Rede Mundial de Oração do Papa, refere num comunicado enviado à Agência ECCLESIA que, “com a abertura da Porta Santa no início do Jubileu 2025, o Papa apresenta simbolicamente as muitas portas que é necessário abrir”.

O Vídeo do Papa é uma iniciativa oficial de alcance global que visa divulgar as intenções de oração mensais do pontífice, desenvolvida pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração).

Desde 2016, O Vídeo do Papa teve mais de 236 milhões de visualizações em todas as redes sociais do Vaticano, com tradução mais de 23 idiomas.

A Rede Mundial de Oração do Papa é uma obra pontifícia que tem a missão de mobilizar os católicos, pela oração e ação, diante dos desafios da humanidade e da missão da Igreja.

OC

Jubileu 2025: Papa pede cessar-fogo global no Ano Santo

Partilhar:
Scroll to Top