Vaticano: Papa convida a «incluir e nunca excluir ninguém das fontes de conhecimento»

Francisco encontrou-se com escolas da Santa Sé que formam arquivistas e bibliotecários

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 13 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje, no Vaticano, a uma maior inclusão de todos na divulgação do conhecimento, ao falar perante as escolas da Santa Sé que formam arquivistas e bibliotecários.

“Penso, por exemplo, nas grandes questões relacionadas à globalização, no risco de achatamento e desvalorização do conhecimento; na relação cada vez mais complexa com as tecnologias; nas reflexões sobre as tradições culturais que devem ser cultivadas e propostas sem imposições recíprocas”, declarou, numa intervenção divulgada pelo portal ‘Vatican News’.

Francisco convidou a “incluir e nunca excluir ninguém das fontes de conhecimento e, ao mesmo tempo, defender todos do que é tóxico, insalubre e violento que se pode esconder no mundo do conhecimento social e tecnológico”.

O Papa fala perante cerca de 200 participantes, entre professores e alunos, da Escola Vaticana de Paleografia, Diplomática e Arquivística e da Escola Vaticana de Biblioteconomia, que comemoram, respetivamente, 140 e 90 anos de fundação.

A intervenção considerou que estes aniversários devem ser “ponto de partida para um verdadeiro reinício”.

“Não apenas para honrar velhas glórias ou para lembrar com gratidão aqueles que desejaram e apoiaram essas instituições no passado, mas para olhar para frente, para o futuro, para ter a coragem de repensar diante das demandas provenientes do mundo cultural e profissional”, precisou.

Francisco destacou o privilégio de poder ter uma formação em contacto com o “património secular que os arquivos e a biblioteca têm a tarefa e a responsabilidade de preservar e transmitir às gerações presentes e futuras”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top