Vaticano: Papa apela a produção teológica em diálogo com outras disciplinas

Francisco sublinha importância de enfrentar desafios da paz e do cuidado da «casa comum»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 10 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa afirmou hoje, no Vaticano, que a produção teológica tem de estar em diálogo com outras disciplinas, para enfrentar os desafios da paz e da ecologia.

“A teologia é (…) preciosa nos tempos de mudança em que vivemos, em sociedades multiétnicas em contínua mobilidade, com interligação de diferentes povos, línguas e culturas, para ser orientada, com consciência crítica, para a construção da convivência na paz, na solidariedade e na fraternidade universal e no cuidado da nossa casa comum”, assinalou, ao receber em audiência os membros da Rede Internacional de Sociedades para a Teologia Católica.

Esta é uma rede que visa promover a investigação teológica em todos os continentes, através da comunicação entre as sociedades que a integram, projetos e congressos, incentivando o ecumenismo e o diálogo entre religiões.

Segundo Francisco, os desafios colocados pelo “progresso tecnocientífico”, como a inteligência artificial, a uma reflexão conjunta sobre “o que é humano, o que é digno do homem, o que no homem é irredutível, porque é divino, isto é, a imagem e semelhança de Deus em Cristo”.

Ainda esta manhã, o Papa recebeu uma delegação do ‘Merrimack College’, de Massachusetts (EUA), fundado em 1947 para ajudar os soldados que regressavam da II Guerra Mundial.

“É importante que também os jovens, no presente como no passado, sejam ensinados a enfrentar juntos os desafios, sem se deixarem esmagar por eles, mas reagindo para que cada crise, mesmo no sofrimento, se transforme numa oportunidade de crescimento”, apontou.

Francisco apontou como prioridade, para o trabalho educativo, “orientar os alunos para a capacidade de discernimento e de escolha”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top