Vaticano: Papa afirma que nas migrações, «um sinal dos tempos, está em jogo a civilização»

Francisco lembra Dia Internacional dos Migrantes 2023, com publicação online

Cidade do Vaticano, 18 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje que “as migrações são um sinal dos tempos no qual está em jogo a civilização”, numa publicação na sua conta da rede social ‘X’ que assinala o Dia Internacional dos Migrantes 2023.

“As #migrações são um sinal dos tempos no qual está em jogo a civilização. E para nós, cristãos, está em jogo também a fidelidade a Jesus, que disse: «Era forasteiro e Me recolhestes»”, lê-se na publicação do Papa, na conta ‘@pontifex_pt’.

Francisco acrescenta que “é preciso um amor feito de proximidade, ternura e compaixão”: “Como o amor de Deus por nós”.

“No Dia Internacional dos Migrantes, salientamos a necessidade urgente de uma governação segura da migração, assente na solidariedade, na parceria e no respeito pelos direitos humanos”, assinala o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na sua mensagem para o Dia Internacional dos Migrantes.

O Dia Internacional do Migrante (ou Dia Internacional das Migrações) foi instituído no ano 2000 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e é celebrado anualmente a 18 de dezembro; a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de suas Famílias foi adotada no dia 18 de dezembro de 1990 pela ONU.

A Igreja Católica celebra anualmente o seu Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, desde 2019 no último domingo de setembro; A data foi celebrada pela primeira vez a 21 de fevereiro de 1915.

O Papa Francisco dedicou a sua mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2023, a 109.ª edição, ao tema ‘Livres para escolher migrar ou permanecer’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top