Vaticano: «Nenhuma família nasce perfeita e confecionada» – Papa Francisco (c/vídeo)

Vídeo sobre o Ano da Família «Amoris Laetitia» revela testemunho de família missionária

Cidade do Vaticano, 03 jan 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse que “nenhuma família nasce perfeita e confecionada” e pede que ”não falte carinho”, num vídeo que assinala o Ano da Família,

“Nenhuma família nasce perfeita e confecionada. Não há uma família “pronta”. Nunca percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não desistamos de buscar a plenitude do amor, de amor e comunhão que nos foi prometido”, refere Francico, numa mensagem a respeito do ano especial ‘Amoris Laetitia’.

Francisco destaca ainda que o “carinho numa família é muito importante” e que, quando falta, pode-se dizer “que chegou o inverno a essa família, o inverno existencial”.

“Amados esposos, ajudem-se mutuamente a experimentar a beleza da igreja doméstica, a fazer igreja em casa. Criemos nas paróquias ocasiões de encontro, de oração pelas famílias, de crescimento, de discussão e de adoração, para os grandes como para os pequenos”, aponta o Papa.

No vídeo, divulgado pela Santa Sé, é apresentado o testemunho de uma família missionária que mostra momentos de oração e testemunho com os seus filhos.

A iniciativa, dedicada às famílias, começou a 19 de março de 2021, dia de São José, e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma (26.06.2022).

O vídeo preparado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), com o título “Espiritualidade Conjugal e Familiar” inclui o testemunho do casal espanhol, Rosa e Edu, com seis filhos e vivem na Costa Rica.

O secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé) apelou à mobilização das comunidades e dioceses para o Encontro Mundial das Famílias 2022, marcado para Roma (Itália), de 22 a 26 de junho.

“Cada paróquia ou comunidade deve mobilizar-se e fazer um encontro multicêntrico como lhe chama o Papa Francisco”, disse à Agência ECCLESIA o padre Alexandre Awi Mello.

Apesar desta atividade da pastoral familiar ter o seu centro na capital italiana, o responsável sublinha que o encontro vai decorrer também nas dioceses do mundo inteiro, num modelo inédito.

“Vamos aproveitar para que todos possam, nas mesmas datas, fazer paralelamente um encontro em cada diocese, onde se possa reunir as famílias e refletir sobre o tema do encontro que é o ‘Amor em família: vocação e caminho de santidade’”, indicou.

Nas dioceses do mundo inteiro deve realizar-se “um encontro presidido pelo bispo” e através da internet os participantes podem “receber todos os impulsos do que acontece em Roma”, acentua o secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.

No site deste evento, as famílias podem “descarregar as sete catequeses”, subsídios que ajudam a preparar o encontro mundial do próximo ano.

Passados cinco anos da publicação da exortação apostólica ‘Amoris Laetitia’, do Papa Francisco, o padre Alexandre Awi Mello realça que este evento mundial serve também para “resgatar uma carta” que tem “uma beleza e profundidade muito grande”, mas “infelizmente alguns debates após o lançamento fizeram com que a beleza do documento não fosse aproveitada por todas as famílias e pela pastoral familiar”.

SN/OC

Vaticano: Papa anuncia Encontro Mundial das Famílias inédito para 2022, com eventos em cada diocese (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top