Vaticano: Inauguração da exposição «100 Presépios», centrada na temática da esperança

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 08 dez 2024 (Ecclesia) – A exposição internacional ‘100 Presépios no Vaticano’, regressa este ano à Praça de São Pedro, e é inaugurada hoje, dia 8 de dezembro, às 16h00, na Colunata de Bernini, está patente até 6 de janeiro de 2025.

A mostra reúne obras criadas por artistas de todo o mundo, que “manifestaram a sua criatividade” ao representarem as cenas do nascimento de Jesus em Belém e “muitas das obras presentes inspiram-se no tema «A esperança não engana», título da Bula de Proclamação do Ano Santo”, lê-se no site VaticanNews.

A exposição é inaugurada na Colunata de Bernini, na Praça de São Pedro, um cenário “único” que insere os “numerosos presépios, verdadeiras obras de arte, num contexto que convida ainda mais o visitante a maravilhar-se com a tradicional cena da Natividade de Jesus e a preparar o coração para o início do jubileu 2025, na noite de 24 de dezembro de 2024”.

A exposição é inaugurada pelo arcebispo Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do Jubileu, juntamente com alguns membros do Dicastério e um representante do Município de Roma.

Este ano vão ser exibidos 125 presépios, provenientes de vários países europeus, como França, São Marino, Croácia, Polônia, Alemanha, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, e de todo o mundo, como os Estados Unidos da América, Costa Rica, Venezuela, Brasil, Mali, Japão, Filipinas, Taiwan e Paraguai.

Os presépios sintetizam “a inspiração e imaginação dos artistas que os criaram com materiais muito diversos, como papel japonês, seda, resina, lã, fibra de coco e banana e vidro”.

Entre os artefactos, vindos de todo o mundo, está o “Barco Jubileu”, presépio produzido pelos artistas da Associação “Città dei Presepi” de Florença, que retoma o simbolismo do logotipo do Jubileu.

LFS

 

Partilhar:
Scroll to Top