Vaticano: Dor ciática impede Papa de presidir às celebrações de fim de ano e de 1 de janeiro

Francisco vai presidir à recitação do ângelus, esta sexta-feira, na biblioteca do Palácio Apostólico

Cidade do Vaticano, 31 dez 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco não vai presidir esta tarde à oração de Vésperas e “Te Deum”, nem à Missa da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, dia 1 de janeiro, no Vaticano, por causa de uma “dolorosa” dor ciática.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou hoje que a dor ciática impede o Papa de presidir às celebrações agendadas para a Basílica de São Pedro.

Francisco vai presidir à recitação do ângelus, esta sexta-feira,  na biblioteca do Palácio Apostólico, com transmissão online, a partir do meio-dia de Roma (menos uma em Lisboa).

Em comunicado, a Santa Sé adiantou que esta tarde as primeiras vésperas da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, com Te Deum, vão ser presididas pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício; a Missa de 1 de janeiro de 2021 é presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

O Papa Francisco já confessou ter problemas de coluna e de ciática, que têm limitado algumas vezes a sua mobilidade, e, a 20 de dezembro de 2016, esteve numa loja de artigos ortopédicos, numa rua de Roma, perto do Vaticano.

CB

Partilhar:
Scroll to Top