Vaticano: Casais e membros de movimentos eclesiais entre os 11 nomeados para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Santa Sé divulgou também os novos o mestres de cerimónias pontifícias

Foto Ricardo Perna, Margaret Karram, responsável mundial do Movimento dos Focolares

Cidade do Vaticano, 25 nov 2023 – Ecclesia – O Papa Francisco nomeou 11 novos membros do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), anunciou este sábado a Santa Sé.

Entre os novos elementos estão quatro figuras ligadas a movimentos eclesiais e três académicas leigas, para além de dois casais, informa a Agência de Notícias Católica (CNA).

De Espanha, o Dicastério recebe o arcebispo de Sevilha, Josep Àngel Saiz Meneses, a que se junta também o padre Andrea D’Auria (Itália), diretor do Centro Internacional de Comunhão e Libertação e membro da Fraternidade Sacerdotal de São Carlos Borromeu; Margaret Karram, presidente da Obra de Maria (Movimento dos Focolares) e participante na assembleia do Sínodo sobre a Sinodalidade no Vaticano e ainda o padre Luis Felipe Navarro Marfá (Itália), reitor da Universidade do Sagrado Coração, dirigida pelo Opus Dei, em Roma.

O departamento passa também a ser integrado pelos casais Benoit e Véronique Rabourdin, de França, e Joseph Teyu Chou e Clare Jiayann Yeh, de Taiwan.

O primeiro casal é responsável internacional da pastoral matrimonial e familiar Amour et Vérité, uma iniciativa da Comunidade de Emmanuel, uma associação pública de fiéis fundada em França.

Já o segundo casal é constituído por um professor de finanças e da diretora do Centro Pastoral para o Matrimónio e a Família da Conferência Episcopal Regional Chinesa.

Do Chile, Ana María Cleis Brunet, especialista em prevenção de abusos faz parte também da nova equipa, em que participam também Maria Luisa Di Pietro, que dirige o Centro de Investigação e Estudos sobre a Saúde Reprodutiva da Universidade do Sagrado Coração, de Itália e Carmen Peña Garcia, professora espanhola de Direito Matrimonial, de Espanha.

Além disso, o Papa Francisco nomeou ainda os padres Didier Jean-Jacques Bouable, oficial da Penitenciária Apostólica, e Yala Banorani Djetaba, oficial da Secção para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, como mestres de cerimónias pontifícias, adiantou o Vaticano.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top