Vaticano: Cardeal Tolentino Mendonça aponta a «arquitetura de reconciliação» com povos indígenas

Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação comenta nota inédita sobre «Doutrina da Descoberta»

Foto: Governo do Canadá

Cidade do Vaticano, 30 mar 2023 (Ecclesia) – O cardeal português D. José Tolentino Mendonça afirmou hoje que a nova nota da Santa Sé sobre a chamada “Doutrina da Descoberta” representa um passo na “arquitetura de reconciliação” com os povos indígenas.

“A nota é parte do que podemos designar como arquitetura da reconciliação e é também fruto da arte da reconciliação, o processo através do qual as pessoas se comprometem a ouvir-se umas às outras, a falar com as outras e a crescer no entendimento recíproco”, indica o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, em nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Vaticano.

O colaborador do Papa considera “lamentável” a associação do pensamento católico a teorias usadas por poderes coloniais “contra povos indígenas, em várias partes do mundo”, usadas para justificar “a expropriação da sua história, a desvalorização e a eliminação das suas culturas”.

O Vaticano publicou hoje uma nota em que “repudia” as políticas e princípios históricos conhecidos como “doutrina da descoberta”, que serviram como fundamento para expulsar povos indígenas dos seus territórios.

“A Igreja Católica repudia os conceitos que não reconhecem os direitos humanos inerentes aos povos indígenas, incluindo a doutrina que ficou conhecida, legal e politicamente, como a ‘doutrina da descoberta’”, indica uma nota conjunta dos Dicastérios para a Cultura e a Educação e para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

A questão liga-se a documentos papais, do séc. XV, utilizados para justificar a apropriação de territórios indígenas, por parte das potências europeias; o conceito chegou a ser aplicado nos processos entre os novos Estados da federação americana e os povos nativos.

O cardeal português assinala um “diálogo renovado entre a Igreja e os povos indígenas”, para “compreender os seus sofrimentos, passados e presentes”.

“É no diálogo cultural que nos comprometemos a acompanhá-los, na busca da reconciliação e de cura. Temos de viver a arte do encontro”, acrescenta.

Também as Conferências Episcopais do Canadá e dos Estados Unidos da América (EUA) emitiram declarações de apoio à Santa Sé, repudiando a “Doutrina da Descoberta”.

OC

Especial: Vaticano repudia «Doutrina da Descoberta» e apela ao respeito de todos os povos indígenas

 

Partilhar:
Scroll to Top