Mensagem de Natal do Bispo do Porto e seus auxiliares (c/vídeo)

Vamos, juntos e com alegria, celebrar o Natal!

Na celebração festiva da Incarnação do Verbo de Deus, somos convidados à alegria diante do Senhor que vem até nós, por amor e para nossa salvação.

Eis a Boa Notícia que somos convidados a acolher e a testemunhar, num tempo também ele marcado por conflitos que matam, por decisões que adiam a paz, por opções e contextos que perturbam sonhos e vidas. Porque, apesar dos dramas, das dúvidas ou do desânimo, Natal é revelação de um amor que salva, cumprimento da promessa divina, tempo de gratidão, apelo à mudança e fonte que alimenta a esperança.

O Natal permanece como sinónimo de alegria, convite a acolhermos o amor infinito de Deus que se manifesta na fragilidade de uma criança e oportunidade para nos maravilharmos diante do que é bom e belo. O presépio de Jesus traz-nos a luz de Deus que ilumina a noite do nosso mundo e das nossas vidas, que projeta o exemplo das personagens que ali encontramos e apela à sobriedade e a uma maior sensibilidade.

Pedimos paz, em nós, entre nós e em todo o mundo, e rezamos por todos os que são vítimas ou vivem situações de fragilidade. E damos graças a Deus pelo exemplo daqueles que fazem o bem e que, com alegria, celebram a fé e testemunham a proximidade atenta e solícita nas nossas paróquias, comunidades, instituições, grupos e associações. À nossa volta, protagonizados por gente de todas as idades, há sinais e gestos de amor que anunciam e alimentam a esperança, presenças que caminham à luz do evangelho e edificam comunidades vivas e fraternas.

A este propósito, como não sublinhar a beleza, a amplitude e o dinamismo do caminho percorrido até à JMJ2023, seja para testemunhar a alegria de quanto se experimentou seja para alicerçar a esperança do que, juntos, poderemos cumprir? Como não dar graças a Deus pela presença numerosa e ativa dos nossos jovens que, com o seu dinamismo contagiante e a sua fiel perseverança, tanto nos mostraram? Como não louvar a criatividade, o esforço e a dedicação na receção e peregrinação festiva dos símbolos entre nós? Como não agradecer o generoso e amável gesto das famílias e das instituições que abriram as portas para acolher e apoiar os peregrinos a caminho da Jornada? Como não reconhecer tantos dons partilhados por quem preparou e dinamizou o muito que se viveu nos dias da diocese? Como não sentir-se tocado e motivado por tanta bondade e tanta alegria?

Iluminados pelo Natal de Jesus, no caminho que nos é dado percorrer juntos, somos convidados a contemplar o Senhor que vem, a estar perto de todos e enviados a testemunhar a alegria que nos habita.

Vamos, juntos e com alegria, celebrar o Natal!

D. Manuel da Silva Rodrigues Linda

D. Vitorino José Pereira Soares

D. Joaquim Proença Dionísio

D. Roberto Rosmaninho Mariz

Partilhar:
Scroll to Top