Um sonho de vida no Bairro da Quinta da Fonte

Fátima Barbosa fala à Ecclesia Rádio do percurso que a levou até à leccionação da disciplina de EMRC

A concretização de um sonho pode deixar de ser pessoal para se transformar na ajuda ao próximo. Fátima Barbosa fala à Ecclesia Rádio do percurso que a levou do Bairro da Quinta da Fonte até à leccionação da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Vinda de um bairro designado problemático, não deixou de carregar o estigma da violência e marginalização.

Fátima Barbosa admite que dar aulas de Educação Moral num ambiente problemático nem sempre é fácil, mas ao mesmo tempo é muito aliciante: “É um desafio, porque antes de chegar aos alunos, tenho de chegar a eles, realmente, para que se interessem e se envolvam, superando muralhas e receios”.

Leccionar EMRC foi, para esta jovem, a concretização de um sonho. A acarinhada “Tina”, para os alunos, dá o exemplo da simplicidade das aulas que vai dando.

[[a,d,659,Pe. Garrido Mendes e Fátima Barbosa]]“Sempre quis dar aulas aqui, estou cá desde os 9 anos, embora achasse que ia ser muito difícil dado o sistema de colocações do ministério, mas os milagres acontecem”, explica.

Ainda a estudar história de arte, percebeu que faltava qualquer coisa para poder “estar próxima de quem precisa, ajudar”.

Nas aulas os alunos conseguem experimentar um pouco da fé cristã e a professora não deixa de colocar o seu cunho pessoal nas conversas que têm, ajudando a “estar bem na vida”. “Às vezes ficam assustados com a ideia de que só vamos falar de Deus, de Cristo. Faço sempre questão de falar tranquila e lentamente, sem deixar de fazer essa referência”, observa.

As aulas terminam e o objectivo da Tina fica a ecoar “ser animadora de almas”.

Partilhar:
Scroll to Top