Ucrânia: Papa condena ataque a prédio residencial em Dnipro

Francisco manifesta solidariedade às vítimas

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 18 jan 2023 (Ecclesia) – O Papa condenou hoje o ataque contra um prédio residencial em Dnipro, na Ucrânia, que no último sábado provocou “muitas vítimas civis, entre elas crianças”.

“Faço minha a dor excruciante dos familiares. As imagens e testemunhos deste trágico episódio são um forte apelo a todas as consciências, não se pode permanecer indiferente”, declarou, no final da audiência geral que decorreu no Auditório Paulo VI.

Um míssil atingiu um prédio residencial em Dnipro na noite de sábado, num dos ataques mais mortíferos na Ucrânia desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022.

Foto: Lusa/EPA

O balanço provisório de vítimas aponta para 44 mortos – entre elas quatro crianças – e de pelo menos 75 feridos.

“Por favor, não nos esqueçamos de rezar pela martirizada Ucrânia, que tanto precisa de proximidade, de conforto e sobretudo de paz”, apelou o Papa, numa passagem da sua intervenção saudada com uma salva de palmas.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas – 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,9 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

OC

Partilhar:
Scroll to Top