UCP: Sessão Académica de abertura do ano letivo centrada no valor da pessoa

Cerimónia incluiu a entrega de diplomas a 35 alunos de licenciatura e 36 de mestrado que finalizaram os cursos em 2022

Lisboa, 13 out 2022 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa promoveu hoje, em Lisboa, a sessão académica de abertura do ano letivo, onde foram entregues diplomas a 35 alunos que finalizaram o curso de licenciatura em 2022 e a 36 que concluíram o mestrado.

Para o magno chanceler da UCP, cardeal-patriarca D. Manuel Clemente, “nada substitui” o relacionamento positivo entre alunos e professores que acontece no ambiente da Católica, nas várias escolas, e que foi testemunhado durante a sessão académica.

“A UCP vive sobretudo da grande qualidade das pessoas que tem”, afirmou o cardeal-patriarca de Lisboa.

D. Manuel Clemente desafiou os alunos que terminaram os cursos este ano a “ser pessoas e a fazer com que outros cresçam como pessoas, como seres em relação”, lembrando que “a tecnologia pode isolar” e a relação humana não se traduz num “suporte tecnológico de ligar ou desligar”.

“Parabéns por terem gostado tando de se terem conhecido”, disse D. Manuel Clemente, acrescentando que “o mundo não pode existir de outra maneira”, a não ser como “uma comunidade de pessoas”.

Para a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, a Católica é uma instituição que “prepara para o inesperado, com a segurança do conhecimento” e prepara “para tempos interessantes”.

“Inquieta é justamente aquilo que uma universidade deve ser. Falo de uma inquietude boa, que radica na busca insaciável da razão própria das coisas e que faço votos vos acompanhe e inspire a ser protagonistas do vosso futuro, contribuindo para uma sociedade coesa, justa, democrática, respeitadora das diferenças”, afirmou.

“Que o espírito de inquietude humanista da Católica vos inspire tão só a mudar o mundo e a ser felizes”, desejou Isabel Capeloa Gil.

PR

Partilhar:
Scroll to Top