Turismo Religioso: Ações de formação centradas na interpretação e comunicação do património a norte

Começam hoje na Diocese de Vila Real e realizam-se em mais três dioceses até junho

Porto, 23 abr 2018 (Ecclesia) – A Direção Regional de Cultura do Norte vai promover a partir de hoje Jornadas Técnicas ‘Do conhecer ao dar a conhecer’, sobre interpretação e comunicação do património a norte, em quatro dioceses portuguesas, até junho.

As ações de formação no âmbito do projeto Rota das Catedrais começam na Diocese de Vila Real e o arquivo distrital acolhe a primeira sessão hoje e esta terça-feira, 24 abril.

As jornadas têm como público-alvo os técnicos de informação e animação turística, os especialistas em Turismo Cultural e do Património, guias-intérpretes e técnicos de agências de viagens.

Segundo a nota de divulgação da formação enviada à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Diocesano das Comunicações de Bragança-Miranda, a diocese do nordeste transmontano acolhe a segunda ação, a 7 e 8 de maio, no Auditório Paulo Quintela.

‘Do conhecer ao dar a conhecer’ é o tema da ação que pretende que os diversos agentes conheçam os princípios da interpretação do património e aplicar estes princípios à comunicação interpretativa das catedrais que integram o programa Rota das Catedrais a Norte.

As Jornadas Técnicas sobre ‘Interpretação e Comunicação do Património a Norte’ têm mais uma formação no mês de maio, nos dias 14 e 15, desta vez na Arquidiocese de Braga, no Museu dos Biscainhos.

A Casa Allen, no Porto, recebe, nos dias 11 e 12 de junho, o último encontro que tem como objetivo promover a qualificação de recursos humanos para “a adoção de boas práticas na organização, planificação e realização” de visitas guiadas ao património a norte de Portugal.

A Direção Regional de Cultura do Norte informa ainda que as jornadas técnicas têm como parceiro científico e de creditação a Escola Superior de Hotelaria e Turismo, do Instituto Politécnico do Porto.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top