Terra Santa: É necessário garantir a paz «nos dois lados da fronteira», afirma o patriarca de Lisboa

D. Rui Valério presidiu a uma Missa pelos que morreram sozinhos na cidade, na Igreja de São Roque

Foto Diogo Paiva Brandão, Jornal Voz da Verdade

Lisboa, 17 out 2023 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa afirmou hoje que é necessário promover a paz na Terra Santa “nos dois lados da fronteira”, lembrando a construção da paz integral que o Papa Francisco defende.

“O Papa Francisco, quando fala de paz, tem sempre presente a integralidade: é paz nos dois lados da fronteira, é paz nos dois campos, paz nas duas vertentes”, disse D. Rui Valério aos jornalistas hoje, em Lisboa.

Em declarações recolhidas pelo jornal Voz da Verdade, após uma Missa pelos que morreram sozinhos na cidade de Lisboa que é celebrada por iniciativa da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa para assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e dos Sem-Abrigo, D. Rui Valério lembrou as vítimas da guerra na Ucrânia e na Terra Santa.

“Atualmente, seja na Ucrânia seja na Terra Santa, já foram ultrapassadas fronteiras que ao longo da história era mais raro acontecer”, afirmou o patriarca de Lisboa.

Para D. Rui Valério, os conflitos armados mostram que o mundo vive “atualmente um momento grave e decisivo”, onde “não há noção do respeito pela dignidade do ser humano”, nomeadamente os pobres, frágeis e das crianças.

O patriarca de Lisboa lembrou as vítimas de uma “guerra hedionda” e apelou à construção da paz a partir da participação de todos.

“A paz não é qualquer coisa que nos possamos ter por adquirido, mas exige a nossa dedicação para ser construída”, referiu.

“Hoje nós lançamos ao mundo este grito: cessem o fragor das armas, cessem os rugir dos canhões, cessem o refrão de mortandade. Vamos dar-nos as mãos, porque é possível”, insistiu D. Rui Valério após a celebração que decorreu na Igreja de São Roque, em Lisboa, para lembrar os morreram sozinhos na cidade de Lisboa, no dia em que toda a Igreja Católica rezou pela paz na Terra Santa.

PR

Partilhar:
Scroll to Top