Solidariedade: Papa manifesta proximidade ao povo de Valência num «momento de catástrofe»

«Rezo por eles. Que Deus vos abençoe a todos», afirma Francisco em solidariedade com as vítimas da depressão DANA, que provocou inundações em várias localidades

Foto Delegación Medios Arzobispado Valencia; Bairro de la Torre

Cidade do Vaticano, 31 out 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem de solidariedade ao povo de Valência, em Espanha, na sequência das chuvas torrenciais desta terça-feira, manifestou proximidade e partilhou orações, num vídeo divulgado pela Conferência Episcopal Espanhola.

“Quero exprimir a minha proximidade ao povo de Valência. Estou próximo deles neste momento de catástrofe”, disse o Papa, na mensagem enviada ao presidente da Conferência Episcopal Espanhola e publicada online.

Foto MANUEL BRUQUE/EPA/Lusa

Francisco, pede a D. Luis Argüello, arcebispo de Valladolid, que desde essa diocese chegue ao povo valenciano a sua mensagem de proximidade e oração: “Eu rezo por eles. Que Deus vos abençoe a todos”.

As chuvas torrenciais esta terça-feira, provocadas pela depressão ‘DANA’ – “depressão isolada a níveis altos” -, inundaram várias localidades na província de Valência.

As informações indicam para 95 mortos, 92 pessoas morreram em Valência, os restantes três óbitos foram registados em Málaga, uma pessoa, e duas em Castilla-La Mancha, e há um número indeterminado de desaparecidos.

Foto: Parroquia De la Torre

Na sequência da depressão ‘DANA’ existem muitas estradas encerradas na província espanhola de Valência, carros encalhados e amontoados, que foram arrastados pelas águas, na rede ferroviária continuam suspensos parte dos comboios suburbanos e o serviço de comboios de alta velocidade entre Madrid e a Comunidade Valenciana e o corredor mediterrâneo para Barcelona.

O governo espanhol decretou três dias de luto oficial e a declaração desta área como “altamente afetada”.

O presidente da Conferência Episcopal Espanhola, e o secretário-geral, D. Francisco César García Magán (bispo auxiliar de Toledo), mostram a sua dor e proximidade por estes momentos difíceis, numa carta a D. Enrique Benavent, arcebispo de Valência, e outra a Julián Ros, administrador diocesano de Albacete.

“As nossas sinceras condolências pelas perdas humanas, bem como a nossa proximidade e orações por todos aqueles que sofrem danos materiais ou físicos causados ​​por este tipo de situações catastróficas”, escreveram, divulgou a Conferência Episcopal Espanhola.

Os dois bispos, em nome da CEE, pediram também que fossem enviadas “condolências e orações” aos diocesanos de Valência e de Albacete, especialmente, às famílias afetadas.

Na rede social X, o antigo Twitter, D. Luis Argüello, expressou também “o compromisso de ajuda da CEE” e invocou “a Virgem dos Abandonados para a todos confortar e amparar”.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top