Solidariedade: Moeda comemorativa da JMJ 2023 permite que 15 jovens dos PALOP participem no encontro

«O dinheiro parece frio, sem sentimento, mas também há exemplos do contrário e este é um deles» – D. Américo Aguiar

Lisboa, 20 jul 2023 (Ecclesia) – A moeda comemorativa da JMJ Lisboa 2023, emitida pela Casa da Moeda, foi apresentada, esta quarta-feira, com o anúncio que vai permitir a participação de 15 jovens dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) participem neste encontro.

“O dinheiro parece frio, sem sentimento, mas também há exemplos do contrário e este é um deles”, disse o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, sobre este gesto solidário, na igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, em Lisboa.

A organização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal informou que a moeda comemorativa deste encontro vai permitir que 15 jovens de todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) participem neste encontro que se vai realizar, pela primeira vez, em Lisboa.

“Foi acolhido com muita alegria por parte desses países e das Conferências Episcopais”, acrescentou D. Américo Aguiar.

A Casa da Moeda e a Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 apresentaram a moeda corrente comemorativa de 2 euros da JMJ em Portugal, esta quarta-feira, dia 19 de julho, na igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 partilhou o desejo de “espalhar” a moeda “por todo o país”, o que, segundo a organização, é possível porque a moeda comemorativa tem uma emissão com três acabamentos: 7500 exemplares em BNC (brilhante não circulada); 7500 em acabamento ‘proof’ (prova numismática) e um milhão de exemplares “para andarem de mão em mão”, em acabamento bimetálico normal.

A moeda comemorativa da JMJ Lisboa 2023 foi desenhada pelo escultor João Duarte, que recebeu este convite “com orgulho”; o autor, que foi professor de medalhística e de numismática, durante mais de duas décadas, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, explicou que a moeda tem a Cruz Peregrina, “como símbolo do amor de Deus”, rodeada pelo globo terrestre, jovens e duas mãos, que representam a “universalidade e inclusão” da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top