Solidariedade: Iniciativa «Terra Amada» prepara nova edição

Viseu, 31 jan 2014 (Ecclesia) – Os responsáveis pelo curso de arquitetura da Universidade Católica de Viseu estão a preparar, em conjunto com os alunos, uma nova edição da iniciativa ‘Terra Amada’, desta vez na aldeia de Vale de Papas, em Cinfães.

“Desenvolvemos no ano passado a primeira edição da iniciativa Terra Amada, que levou sessenta estudantes de arquitetura e jovens arquitetos nacionais e estrangeiros à aldeia de Covas do Monte, onde conseguimos reabilitar sete edifícios e melhorar as acessibilidades do espaço público, melhorando a qualidade de vida de uma população vulnerável e promovendo a conservação e reabilitação do património vernacular”, começa por dizer o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Dado o sucesso da iniciativa no ano de 2013, a organização tenta agora “viabilizar para este ano uma nova edição, desta vez na aldeia de Vale de Papas, onde entre outros tesouros, ainda se encontram casas com cobertura de colmo habitadas”.

Esta edição do projeto pretende “ser mais ampla, agregando dimensões de apoio social saúde e desenvolvimento económico”, e, no que respeita à intervenção física, vai incluir, entre outras ações, “levar água canalizada à aldeia, dotação de instalações sanitárias e saneamento em habitações carenciadas, preservação do património cultural e comunitário e qualificação do espaço público”, explica a nota.

Para conseguir viabilizar esta iniciativa, que se prevê poder “catalisar um investimento de cerca de duzentos mil euros nesta aldeia”, a organização apela ao apoio “na sua preparação, cujas despesas têm sido suportadas até agora pelos voluntários da organização (maioritariamente alunos)”.

“Com um pequeno apoio conseguiremos fazer muito, mas este apoio é essencial para podermos ter condições de operar”, ressalva a nota.

“Criamos um projeto de crowdfunding que visa angariar os fundos necessários para viabilizar a preparação da iniciativa”, conclui o comunicado.

A iniciativa Terra Amada é organizada pelo curso de arquitetura da Universidade Católica de Viseu e centra-se no desenvolvimento de ações de voluntariado, abertas à participação de alunos de arquitetura nacionais e estrangeiros, com o objetivo de realizar intervenções de conservação e reabilitação em aldeias rurais do interior português, no que respeita a melhorar a qualidade de vida das populações, conservar e reabilitar o património material, imaterial e contribuir para o desenvolvimento local.

MD

Partilhar:
Scroll to Top