Solidariedade: Fundação AIS convocou crianças de todo o mundo para rezarem o terço pela paz

Bispo emérito de Leiria-Fátima, D. António Marto, preside à celebração na Capelinha das Aparições

Lisboa, 18 out 2023 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (FAIS) organiza hoje a jornada de oração ‘Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz’, uma iniciativa internacional que, em Portugal, se realiza no Santuário de Fátima.

“Há um sobressalto permanente no mundo. Sucedem-se as guerras e há cada vez mais pessoas em sofrimento. Como se não bastasse um conflito armado na Ucrânia, em pleno coração da Europa, rebentou agora uma guerra entre o Hamas, o movimento que governa a Faixa de Gaza, e Israel, já com milhares de mortos e feridos e um assustador grau de violência e destruição”, assinala a Fundação AIS, realçando que “ganha ainda mais relevo” a sua proposta para uma jornada de oração pela paz com as crianças, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Foto Santuário de Fátima

Esta iniciativa que, em Portugal, tem recebido nos últimos anos “o apoio do Santuário de Fátima, permitindo que o Altar do Mundo se converta num dos locais mais emblemáticos em todo o mundo onde os mais novos vão rezar a Nossa Senhora”; o bispo emérito de Leiria-Fátima, D. António Marto, preside à oração do terço pela paz com as crianças, na Capelinha das Aparições.

Neste momento, informa o secretariado português da AIS, no seu sítio online, o total de inscrições em Portugal é de 11,876.

A fundação pontifícia recorda que o Papa Francisco, “que tem alertado o mundo para o risco de uma terceira Guerra Mundial”, também se tem associado à AIS na promoção desta jornada de oração.

“Obrigado a todos os meninos e meninas que vão participar! Juntemo-nos a eles e confiemos à intercessão de Nossa Senhora o povo mártir da Ucrânia e os outros povos que sofrem com a guerra e todas as formas de violência e miséria”, disse o Papa, no dia 16 de outubro de 2022, no final do Ângelus.

Pedir a paz para as regiões em guerra ou que conhecem a violência do terrorismo, é o que as crianças vão fazer esta quarta-feira, dia 18 de outubro.

“O Rosário é muito apreciado por Deus e a sua oração é mais necessária do que nunca”, disse o cardeal Mauro Piacenza, presidente da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

“Não deveríamos começar a ensinar às nossas crianças a oração ao anjo da guarda, que foi tão importante na vida da Igreja durante muitos séculos?”, pergunta o cardeal no seu convite à adesão de todos a esta iniciativa.

Como todos os anos, no site do secretariado português da Fundação AIS vai estar disponível o acesso a materiais de apoio para paróquias, escolas, grupos de crianças e famílias.

Estes materiais de apoio contêm instruções sobre como rezar o Terço, pequenas meditações para crianças sobre os mistérios do Terço, um ato de consagração a Nossa Senhora para crianças e uma oração a São José.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top