Solidariedade: Comunidade Vida e Paz reforça resposta perante vaga de frio

Organização católica acompanha pessoas em situação de sem-abrigo

Foto: SCML

Lisboa, 07 jan 2021 (Ecclesia) – A presidente da Comunidade Vida e Paz (CVP), Renata Alves, disse hoje à Agência ECCLESIA que a instituição católica “reforçou a distribuição de mantas, cobertores e agasalhos” aos sem-abrigo de Lisboa, perante a vaga de frio que atinge o país.

Para além das “mais de quatro centenas de refeições” distribuídas todas as noites a pessoas em situação sem-abrigo, na capital portuguesa, a responsável acrescenta que os voluntários “informam e encaminham” para os pavilhões que podem abrigar estas pessoas.

Como a previsão de temperaturas baixas, a CVP apelou à sociedade civil e ao mundo empresarial para ajudarem com “bens essenciais”, sublinhou Renata Alves.

A organização católica, que acompanha estas populações fragilizadas, tem “notado menos pessoas na rua” devido às medidas criadas pelo Governo e pela Câmara Municipal de Lisboa”, acrescenta.

Lisboa disponibilizou “o mercado de Santa Clara (zona da Graça) para acolher os sem- abrigo” da capital portuguesa.

Apesar destas respostas que nasceram no período pandémico, “muitos sem-abrigo não querem sair da rua”, sublinha Renata Alves.

A Comunidade Vida e Paz rege-se pelos princípios da Doutrina Social da Igreja Católica, com particular atenção “às mais pobres e socialmente excluídas ou vulneráveis, independentemente da sua etnia, credo ou nacionalidade”, realça o site da instituição.

Em Setúbal, a Cáritas Diocesana está a apoiar dezenas de sem-abrigo, devido à vaga de frio, referiu Clara Vilhena, coordenadora do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA).

A responsável disse à Agência Lusa que as pessoas estão a ser acolhidas no Centro Social São Francisco Xavier e num salão da Diocese de Setúbal.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top