Solidariedade: Cáritas Portuguesa associa-se a iniciativa de futebol juvenil da Cáritas Ucrânia

«Ukraine Caritas Cup» reúne centenas de jovens, dos 13 aos 16 anos, de várias cidades ucranianas

Foto: Cáritas Portuguesa

Lisboa, 27 jun 2024 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa anunciou na sexta-feira que se juntou à iniciativa de futebol juvenil “Ukraine Caritas Cup” que a Cáritas Ucrânia promove anualmente, reunindo centenas de jovens, entre os 13 e 16 anos, de várias cidades ucranianas.

“A cultura do futebol e o princípio do ‘desporto para todos’ são cada vez mais populares entre os jovens e a Cáritas Portuguesa junta-se a esta iniciativa, através de uma doação, não apenas na promoção do evento, mas proporcionando aos jovens a prática do desporto durante todo o ano”, referiu a Cáritas Portuguesa.

A instituição explica que os adolescentes que frequentam os centros sociais da Cáritas são jovens em situações difíceis e crianças de famílias em crise, que recebem apoio social e psicológico para desenvolverem as suas forças.

“Através do desporto é possível ajudar estes adolescentes em condições mais vulneráveis, melhorando a sua personalidade e atitude perante as dificuldades”, destaca a Cáritas Portuguesa, que acrescenta que “para eles, o futebol é uma ferramenta de união, interação, definição e alcance de seus objetivos”.

Os interessados em participar na iniciativa, cujo lema é o “Desporto pela Paz, Juntos pela Ucrânia”, podem fazer o donativo através de um formulário disponível online.

Assumindo o compromisso de contribuir para apoiar a população vítima da guerra na Ucrânia e nos países fronteiriços, a Cáritas Portuguesa forneceu até ao final do ano de 2023 mais de 330 mil euros.

Segundo a instituição, este valor permite reforçar uma estimativa de necessidades, inicialmente prevista pela Caritas Internationalis, de financiamento no valor de 50 milhões de euros até ao início de 2023.

Atualmente, estão a ser apoiadas mais de 170 mil pessoas.

No que respeita ao território nacional, a Cáritas Portuguesa comprometeu-se a disponibilizar o valor de 100 mil euros, através da campanha “Cáritas Ajuda a Ucrânia”, que está a ser aplicado a partir do programa nacional “Vamos Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top