Solidariedade: Cáritas Portuguesa apoiou as famílias do Iémen na campanha de Natal de 2019

Papa evocou hoje «uma das mais graves crises humanas» da atualidade

Lisboa, 09 jan 2020 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa aliou-se à campanha da CAFOD, a sua congénere do Reino Unido, de apoio à população do Iémen, tendo enviado 30 mil euros para apoiar “diretamente 385 famílias”.

“O Iémen encontra-se em guerra há cinco anos, tendo o país mergulhado numa das maiores crises humanitárias mundiais. Mais de 100.000 pessoas perderam a vida desde o início dos confrontos”, pode ler-se numa nota divulgada online pela organização católica.

Segundo a Cáritas, o apoio prestado no último Natal “permitiu que as famílias parassem de vender os próprios bens ou de reduzir o número de refeições diárias, dando-lhes mais poder de compra.

“A maior parte destas famílias inclui crianças que sofrem de desnutrição severa ou aguda, e o projeto permite que o seu estado nutricional melhore”, acrescenta a nota.

Esta manhã, no Vaticano, o Papa Francisco chamou a atenção para uma das “mais graves crises humanas” que está a acontecer no Iémen, “num clima de indiferença geral” da comunidade internacional.

O Iémen lidera a lista do Comité Internacional de Resgate, pelo segundo ano consecutivo, devido à guerra civil que assola o país desde 2015.

As estimativas para 2020 são que 24 milhões de iemenitas – cerca de 80% da população – precisarão de assistência humanitária durante este ano.

SN/OC

Partilhar:
Scroll to Top