Sociedade/Igreja: Bispo de Leiria-Fátima apela a orações pela paz e pelo «êxito» da «transformação sinodal da Igreja»

D. José Ornelas lembrou violência em várias regiões do mundo, especialmente na Terra Santa, classificando conflito como «odioso»

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 13 set 2024 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima exortou hoje a rezar pela paz no mundo e pelo “caminho de transformação sinodal da Igreja”, falando no final da Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, na Cova da Iria.

“Particularmente pensamos na Terra de Jesus, na Palestina, naquilo que de odioso está aí a acontecer e que pensávamos não ver com os nossos olhos nestes nossos tempos, de tanta gente martirizada, crianças, velhos inocentes”, lamentou D. José Ornelas, criticando a proibição de chegada de recursos e auxílio às vítimas.

“Deixemo-nos compadecer pela dor destas pessoas na Palestina, na Ucrânia, no Sudão, no Iémen e em tantíssimos outros lugares da terra”, pediu ainda.

Na segunda intenção de oração, o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa lembrou a segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que vai decorrer de 2 a 27 de outubro, em Roma, Itália.

“Vai falar precisamente da transformação sinodal da Igreja, um caminho em que todos estamos empenhados e onde Maria nos conduz e nos ensina, estando junto com os apóstolos para implorar a vinda do espírito santo sobre a Igreja que estava a nascer”, adiantou.

O bispo de Leiria-Fátima convidou todos a juntarem-se a Maria para rezar “pelo êxito” deste caminho que está a ser feito em Igreja para que todos colaborem “na sua transformação e na transformação do mundo”.

As duas intenções de oração foram repetidas por D. José Ornelas em espanhol, italiano, francês e inglês.

A Peregrinação Internacional Aniversária de setembro a Fátima foi presidida pelo bispo de Beja, a quem D. José Ornelas deixou um agradecimento.

“[Quero] agradecer ao D. Fernando Maio de Paiva pela presidência desta nossa peregrinação e precisamente na ocasião em que ele acaba há alguns meses de assumir o serviço episcopal na diocese de Beja”, referiu.

D. Fernando Paiva, de 61 anos, do presbitério de Setúbal, foi ordenado bispo e tomou posse da Diocese de Beja no dia 7 de julho, após ter sido nomeado 15.º bispo de Beja, pelo Papa Francisco, no dia 21 de março, sucedendo a D. João Marcos.

“Pedimos para si a bênção de nossa senhora, que o abençoe e que marque o sentido do seu ministério na Diocese de Beja nesta querida diocese do Alentejo e com o seu povo que tem uma religiosidade temperada não só pelo espaço da terra, mas pelo sol que queima, mas que também dá vida”, disse.

No final da intervenção, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa deixou uma palavra aos mais novos que regressam às aulas.

“É verdade que temos problemas também no nosso sistema de ensino”, reconheceu, pedindo a Maria que dê a todos força, engenho e boa vontade “de tomar verdadeiramente cuidado daqueles que estão a crescer e que precisam deste elã de ser bem formados para bem poderem colaborar numa sociedade melhor”.

“A todos vocês, os mais pequenos, que a bênção da Mãe Maria vos acompanhe ao longo deste ano escolar que está a iniciar”, finalizou.

LJ/OC

Fátima: Bispo de Beja reza pelos que vivem «a angústia do sofrimento» e «da dor provocados pela guerra»

Fátima: Peregrinos lembraram vítimas da guerra na Ucrânia e na Terra Santa

Partilhar:
Scroll to Top