Sínodo/Jovens: Papa pede aos mais novos que estejam disponíveis a «mudar alguma coisa»

Encontro geral de bispos para debater a relação entre a Igreja Católica e a juventude decorre em outubro deste ano

Foto Vatican Media

Cidade do Vaticano, 07 abr 2018 (Ecclesia) – O Papa esteve hoje no Vaticano com cerca de três mil jovens vindos da localidade italiana de Brescia, e abordou o próximo Sínodo dos Bispos que em outubro vai ser dedicado precisamente aos mais novos.

De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, Francisco salientou que o evento está a ser preparado como uma ‘verdadeira escuta’ aos mais novos e por isso pediu-lhes que estejam disponíveis para “mudar alguma coisa, caminhar juntos, compartilhar juntos os sonhos”.

Vocês estão dispostos a ouvir Jesus e a mudar alguma coisa na vossa vida? Estão dispostos a fazer seus os sonhos de Jesus? Ou têm medo de que os sonhos de Jesus possam perturbar os vossos sonhos?”, interpelou.

O Papa lembrou os mais novos que “o sonho de Jesus” é o que vem “nos Evangelhos”: viver “o amor com Deus e o amor entre todos. Formar uma grande família de irmãos e irmãs que se ama e rejubila quando quem está perdido retornou a casa”.

Isto implica muitas vezes “renegar” objetivos pessoais, não “desprezar” os dons que Deus nos deu mas “renegar o homem velho”, renunciar “ao egoísmo”, completou.

O Sínodo dos Bispos em outubro deste ano, em Roma, vai ter como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

“Jesus precisa da vossa colaboração”, disse o Papa argentino, recordando o exemplo de São Francisco de Assis, “um jovem que tinha tantos sonhos, mas mundanos e não divinos”.

“Mas depois quando Cristo lhe falou, diante do Crucifixo na igrejinha de São Damião, a sua vida mudou e abraçou o sonho de Jesus”, concretizou Francisco, que revisitou também a história do Papa Paulo VI.

Um homem saído precisamente da Diocese de Brescia, que incentivava os jovens a buscarem sempre o sentido da vida e dos sonhos da juventude.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top