Sínodo 2018: Secretário-geral saúda empenho e adesão dos jovens

Cidade do Vaticano, 24 out 2017 (Ecclesia) – O secretário-geral do Sínodo dos Bispos destacou que os jovens têm aderido às propostas preparatórias da reunião do próximo ano -questionário e sítio online – e consideram que a Igreja pode renovar-se na evangelização no uso das novas tecnologias.

“O apreço pelo questionário foi fortemente preponderante”, disse D. Lorenzo Baldisseri, no encontro ‘O Sínodo em caminho rumo ao Panamá 2019’, em Pordenone, norte da Itália.

Segundo o responsável, o questionário online registou quase 300 mil contactos e mais de 65 mil foram preenchidos; foram ainda registados três mil emails por jovens que querem ser informados sobre o andamento dos trabalhos.

A próxima assembleia sinodal, marcada para outubro de 2018, tem como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

O cardeal italiano explicou que alguns jovens consideram que temas como “alcoolismo e uso de drogas devem ser mais aprofundados”, enquanto outros referem o “risco de uniformização, a falta de autonomia pessoal”, o papel da sexualidade e da afetividade na vida dos jovens e a dificuldade de interação da Igreja com as novas gerações.

A maioria deixou também uma reflexão, um pensamento, um agradecimento ou uma crítica.

“Uma etapa importante no caminho sinodal; Os jovens têm o direito de palavra e a sua contribuição é essencial para que as conclusões da Assembleia (sinodal) encontrem correspondência na realidade da Igreja e da sociedade”, desenvolveu.

Neste contexto, o secretário-geral do Sínodo dos Bispos alertou que o “o risco” contrário é construir-se um “castelo no ar que pode ficar desabitado”, uma vez que os jovens “não reconheceriam a sua estrutura e decoração”.

A Rádio Vaticano informa que na segunda parte do encontro ‘O Sínodo em caminho rumo ao Panamá 2019’, em Itália, foi projetado um vídeo onde os jovens resumem reflexões e experiências e apresentaram ideias e propostas.

“Avaliam a iniciativa como interessante, útil, genial… uma oportunidade”, realçou D. Lorenzo Baldisseri, divulgou ainda a emissora católica.

O Papa Francisco anunciou uma reunião pré-Sinodal em março de 2018, em Roma.

“Temos de ouvir os jovens”, afirmou o pontífice, a 4 de outubro, adiantando que as conclusões das reuniões “vão ser transmitidas aos padres sinodais”.

No encontro entre 19 e 24 de março de 2018 vão participar jovens das Conferências Episcopais, das Igrejas orientais, da Vida consagrada, seminaristas, membros de associações e movimentos eclesiais, de outras Igrejas e outras religiões, do mundo da escola, universidade e cultura, do trabalho, desporto, artes e voluntariado.

A reunião pré-sinodal conta também com o contributo de especialistas, educadores e formadores comprometidos na ajuda às novas gerações no discernimento de suas escolhas de vida.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top