Setúbal: «Stella Maris – Moita» promove exposição «A esperança de um povo crente»

Moita, 08 set 2022 (Ecclesia) – O ‘Stella Maris – Moita do Ribatejo’ (Apostolado do Mar), na Diocese de Setúbal, dinamiza hoje a oração do Rosário, o lançamento da publicação ‘Nova estrela do mar’ e a abertura da exposição ‘A esperança de um povo crente’.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o ‘Stella Maris – Moita do Ribatejo’ informa que o programa começa com oração do Rosário, no monumento a Nossa Senhora da Boa Viagem, pelas 21h00, na Moita, seguindo-se a celebração da Missa, no salão São José.

Depois, destaca o movimento, às  22h15, realiza-se a apresentação e lançamento da publicação ‘Nova estrela do mar’, na capela do Senhor dos Passos, na igreja paroquial de Nossa Senhora da Boa Viagem, e a abertura da exposição ‘A esperança de um povo crente’, que pode ser visitada até dia 18 de setembro.

O ‘Stella Maris’ da Paróquia da Moita teve como atos de iniciação uma celebração e bênção, a 19 de setembro de 2021, no Parque das Canoas, no Gaio.

A rede mundial da ‘Stella Maris’, ministério da Igreja Católica, foi fundada na cidade escocesa de Glasgow, em 1920, e contava com mais de mil capelães e voluntários em 2020, quando celebrou o seu centenário.

Em 2020, a Santa Sé anunciou que o ministério para as pessoas que trabalham e vivem do mar passa a ter uma única denominação, ‘Stella Maris’ (Estrela do Mar), nome ligado à devoção à Virgem Maria.

Em Portugal, esta obra da Igreja Católica existe desde 1935, está presente nas praias portuguesas com o seu espírito de dinamismo cristão traduzido na linguagem e na cultura do homem do mar, particularmente no setor da pesca, e pertence à Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

CB

Partilhar:
Scroll to Top