Setúbal: «Estou aqui para fazer caminho convosco, para o que der e vier» – Cardeal D. Américo Aguiar (c/ vídeo e fotos)

Novo bispo de Setúbal não trouxe programas mas o «coração totalmente disponível» para «ir até ao fim do mundo»

Setúbal, 29 out 2023 (Ecclesia) – O cardeal D. Américo Aguiar presidiu hoje à Missa de entrada na Diocese de Setúbal e afirmou na homilia que vão “construir uns com os outros”.

“Estou aqui para fazer caminho convosco, para o que der e vier. Estamos juntos todos. Vamos construir uns com os outros. Vamos fazer tudo o que for possível em todas as áreas”, disse D. Américo Aguiar, na homilia.

Para o novo bispo de Setúbal, quando chegar ao fim da sua presença em Setúbal, “daqui a 30 anos”, se “tiver salvo uma pessoa, está resolvido, uma que seja”.

“Não trago programas, não trago agenda, não trago decretos. Trago a mim próprio e o coração totalmente disponível para irmos até ao fim do mundo“, disse D. Américo Aguiar.

O Papa nomeou D. Américo Aguiar, até agora auxiliar de Lisboa, como novo bispo de Setúbal, a 21 de setembro, colocando fim ao período vacante em que a diocese se encontrava desde março de 2022.

O IV bispo de Setúbal lembrou problemas que afetam as pessoas e evocou D. Manuel Martins, o seu “querido número um, o special one”: “Se continuamos a ter os mesmos problemas não fizemos o que devíamos”.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; em 2016, foi nomeado presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco, a 1 de março de 2019.

O presidente da fundação responsável pela organização da JMJ Lisboa 2023 foi ordenado bispo no Porto a 31 de março de 2019, numa cerimónia que decorreu na Igreja da Trindade, sob a presidência do então cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Nas primeiras declarações aos jornalistas após a tomada de posse, o novo bispo de Setúbal prometeu defender os desfavorecidos da região, para onde quer atrair investimentos e apoios comunitários.

Após a tomada de posse, nos primeiros dias como bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar visitou várias instituições da região de Setúbal e, no dia de oração e jejum peça paz, que o Papa Francisco convocou para a última sexta-feira, encontrou-se com os jovens da diocese na igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha, concelho do Seixal.

“É a tal Igreja em saída”, assinalou o bispo de Setúbal, explicando que é ele que tem de ir ao encontro.

PR/CB

Partilhar:
Scroll to Top