Setúbal: D. Américo Aguiar presidiu a primeira reunião com Conselho Presbiteral

Conselho de Presbíteros para o quinquénio 2024-2029, instituído pelo cardeal, abordou processo sinodal e situação dos sacerdotes

Foto: Diocese de Setúbal

Setúbal, 07 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar presidiu à primeira reunião do novo Conselho Presbiteral (2024-2029) da diocese sadina, que decorreu esta quarta-feira, na Casa Episcopal.

O Secretariado do Conselho Presbiteral informa que na reunião foi feita “uma comunicação da Comissão Diocesana de Proteção de Menores” e “o monsenhor vigário-geral José Pinheiro fez o ponto de situação sobre o processo sinodal em curso”.

Além disso, o padre Rui Simão foi eleito Secretário do Conselho Presbiteral, seguindo-se, na ordem de trabalhos, a abordagem à evolução da criação da Fundação D. Manuel Martins, à Academia Fé e Cultura e às Orientações Pastorais Diocesanas para a Formação dos candidatos ao Diaconado Permanente.

“Por fim, foram apresentados outros assuntos como: a desburocratização dos processos de Batismo dentro da Diocese; a atenção da Igreja sobre as cremações; e ainda, a situação laboral dos sacerdotes, com a intenção clara de se constituir um seguro de saúde”, informa o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Diocese de Setúbal avança também que foi constituído o novo Colégio de Consultores para o quinquénio 2024-2029 pelo cardeal D. Américo Aguiar, que tomou posse como bispo de Setúbal em outubro de de 2023.

“Concluídas as eleições para os representantes dos Presbíteros da Diocese e, tendo constituído o Conselho Presbiteral diocesano, de acordo com as normas do Direito Canónico e da Diocese, constituo o Colégio de Consultores da Diocese de Setúbal”, anunciou o cardeal, no decreto.

Fazem parte do Colégio de Consultores o padre Carlos Silva (reitor do Santuário de Cristo Rei e vice-reitor do Seminário de Almada), o padre Carlos Russo (pároco de Quinta do Conde e vigário forâneo de Palmela-Sesimbra), o padre Fernando Miguel Alves (pároco in solidum de Corroios e Vale de Milhaços e Vigário Forâneo do Seixal), o padre Álvaro Lago, SDB (pároco in solidum de São José e vigário forâneo de Setúbal), o padre Francisco Mendes (pároco da Charneca de Caparica) e o padre Júlio Ferreira do Vale (pároco da Comporta).

“Os membros do Conselho de Consultores da Diocese de Setúbal, agora nomeados, entram em funções, pelo período de cinco anos, na primeira reunião convocada, a partir da data desta nomeação”, acrescenta ainda.

O cardeal D. Américo Aguiar está à frente da Diocese de Setúbal há mais de quatro meses, depois de ter sido nomeado pelo Papa a 21 de setembro, colocando fim o período vacante em que a diocese se encontrava desde março de 2022.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top