Setúbal: A espiritualidade na Serra da Arrábida

Conferência intitulada «A Arrábida, o Senhor das Chagas e a centralidade espiritual de Sesimbra».

Setúbal, 24 jul 2014 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Sesimbra, com o apoio da Misericórdia local e do Seminário de São Paulo de Almada, organiza hoje uma conferência intitulada «A Arrábida, o Senhor das Chagas e a centralidade espiritual de Sesimbra».

A preleção, a cargo de Ruy Ventura, vai ser na Igreja da Misericórdia de Sesimbra e conta com uma leitura de poemas por Maria Barroso e com duas intervenções musicais da cantora Teresa Salgueiro, salienta uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Partindo da devoção sesimbrense e regional ao Senhor Jesus das Chagas, como centro da espiritualidade da serra, a conferência apresentará a Arrábida como um dos exemplos mais eloquentes de “montanha sagrada”, lê-se.

“Território sacro, deve ser entendido como um todo coerente sinalizado por vários santuários dispostos numa linha que se estende entre as duas ermidas da Memória (a do Cabo Espichel e a do eremitério primitivo, anterior aos frades franciscanos), tendo como centro o vale de Sesimbra, do castelo à praia”, realça o comunicado.

Se ao longo de séculos foram as lendas a interpretar a serra, a partir de frei Agostinho da Cruz e até aos nossos dias a sua sacralização tem-se feito “por intermédio da literatura e da poesia, numa continuidade cultural ainda hoje ativa”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top