«São Valentim»: Papa abençoa noivos e namorados

Francisco assinala ainda festa de São Cirilo e de São Metódio, evocando comunidades cristãs do Leste da Europa

Foto: Vatican News

Cidade do Vaticano, 14 fev 2021 (Ecclesia) – O Papa ofereceu hoje no Vaticano uma bênção para os noivos e namorados, assinalando a celebração de São Valentim.

“Não pode faltar, hoje, dia de São Valentim, um pensamento, uma saudação aos noivos, aos namorados. Acompanho-os com a minha oração e abençoo-os”, disse Francisco, no final da recitação da oração do ângelus, que reuniu centenas de pessoas na Praça de São Pedro.

Este nome está ligado a algumas lendas, as quais Valentim teria morrido decapitado a 14 de fevereiro por se ter recusado a renunciar ao Cristianismo e por, secretamente, ter celebrado o casamento entre uma jovem cristã e um legionário, apesar da proibição de Cláudio II (século III).

O programa Ecclesia deste domingo (06h00), na Antena 1 da rádio pública, colocou em destaque os desafios para uma pastoral de namorados, desenvolvidos nas dioceses de Leiria-Fátima e Aveiro.

Liturgicamente, 14 de fevereiro é o dia da festa de São Cirilo e de São Metódio, mas na Itália a Diocese de Terni celebra o seu padroeiro, São Valentim, primeiro bispo desta localidade, que morreu como mártir, provavelmente no século IV.

São Cirilo e Metódio, falecidos no século IX, foram evocados por Francisco como “evangelizadores dos povos eslavos”, proclamados por São João Paulo como padroeiros da Europa.

“Saúdo com afeto todas as comunidades que vivem nos territórios evangelizados por estes santos irmãos. Que a sua intercessão ajude a encontrar novos caminhos para comunicar o Evangelho”, disse o Papa, no Vaticano.

Francisco deixou votos de que aumente nas várias Igrejas cristãs o desejo de “caminhar para a plena unidade, no respeito pelas diferenças”.

OC

«São Valentim»: Bispos escrevem aos namorados, oferecendo conselhos e testemunhos de quem viu o casamento ser adiado

Partilhar:
Scroll to Top